16/06/2020 09h50 - Atualizado em 16/06/2020 15h50

Terminal Vila Velha terá distribuição de álcool gel nesta terça-feira (16)

Os usuários do transporte coletivo que costumam passar pelo terminal de integração do Transcol de Vila Velha vão ter mais um motivo para garantir a higienização das mãos no local. É que nesta terça-feira (16), serão distribuídos, junto com as máscaras que o Governo do Estado vem disponibilizando para a população, dois mil frascos de álcool gel, que foram doados pela Universidade Vila Velha (UVV).

O álcool gel 70% INPM foi produzido e envasado em frascos de 60 ml no laboratório dos cursos de Farmácia e mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas da instituição, para serem usados exclusivamente em medidas de prevenção ao novo Coronavírus, causador da doença Covid-19. A doação faz parte do projeto “Conexão do Bem UVV”, desenvolvido pela universidade e que promove, além da distribuição do álcool gel, ações como a distribuição de alimentos e material de higiene.

A distribuição acontecerá no período entre 17h30 e 21 horas – ou até que o estoque acabe –, pela mesma equipe que vai distribuir mais um lote de máscaras no Terminal Vila Velha. O diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, ressaltou a importância da iniciativa. “Todas as ações de prevenção são bem-vindas e a parceria com a UVV é de grande importância nesse momento em que precisamos da conscientização de todos na luta contra o novo Coronavírus. A sociedade tem que se envolver e fazer a sua parte. E nós estamos tentando ajudar nessa conscientização”, disse.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UVV, Denise Endringer, é especialmente em momentos como este que essas ações se tornam fundamentais para a vida de milhares de pessoas. “O programa Conexão do Bem UVV engloba todos os projetos e ações que a Universidade já realiza ou que foram implementados recentemente, e que visam a apoiar a comunidade como um todo, seja pela oferta do que a Instituição tem de melhor a oferecer – o conhecimento – ou por medidas mais específicas e emergenciais. Somente juntos, conectados, é que transformamos a realidade de forma positiva”, afirmou.

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão a distribuição de um milhão de máscaras para passageiros; embarque exclusivo com CartãoGV; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis, marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Também está sendo feito reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa), desinfecção diária  dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais, retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação, superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES