Medição de Desempenho das Concessionárias

 

M.D.C. – MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DAS CONCESSIONÁRIAS

 

O que é o M.D.C.? 

O M.D.C. – Medição de Desempenho das Concessionárias – é uma metodologia empregada pela CETURB-ES para avaliação do desempenho do transporte urbano por ônibus na Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV. É uma ferramenta utilizada na busca contínua pela melhoria da qualidade dos serviços, uma vez que avalia o desempenho operacional do transporte a partir da verificação do cumprimento das normas e padrões estabelecidos pela CETURB-ES.

 

Qual o objetivo do M.D.C.? 

O objetivo principal do MDC é aferir a qualidade, regularidade e confiabilidade dos serviços prestados, buscando a melhoria contínua dos serviços de transporte prestados á população usuária da Região Metropolitana da Grande Vitória pelas CONCESSIONÁRIAS do Sistema TRANSCOL.

 

Quais parâmetros são avaliados pelo M.D.C? 

A Medição do Desempenho das Concessionárias será realizada por meio da atribuição de pontos aos parâmetros técnicos de medição dos principais atributos da qualidade dos serviços de transporte, definidos na presente norma, distribuídos nos três grupos temáticos descritos no quadro abaixo, e terá pontuação máxima de 100 (cem) pontos.

 

PARÂMETROS DO MDC

GRUPO

PONTUAÇÃO

MÁXIMA

Grupo Relacionamento com os Usuários:

I

20 pontos

PRC - Reclamações Comportamentais

10 pontos

PRO - Reclamações Operacionais

10 pontos

Grupo Conformidade Operacional

II

50 pontos

PCV – Cumprimento de Viagens

20 pontos

PNI – Notificações de Irregularidades Operacionais

20 pontos

PAT - Acidentes de trânsito

10 pontos

Grupo Frota e Impacto Ambiental

III

30 pontos

PMF - Manutenção e conservação da frota

20 pontos

PEP - Emissão de Poluentes

10 pontos

PMDCPontuação da Medição de Desempenho das Concessionárias

100 pontos

 

 

Prc - Parâmetro De Reclamações Comportamentais 

O Parâmetro de Reclamações Comportamentais tem por objetivo medir o índice de reclamações recebidas pela CETURB/ES por telefone, meio eletrônico e outros meios disponibilizados. A pontuação Parâmetro de Reclamações Comportamentais varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. 

 

Pro - Parâmetro De ReclamaçÕes Operacionais 

O Parâmetro de Reclamações Operacionais, tem por objetivo medir o índice de reclamações recebidas pela CETURB/ES por telefone, meio eletrônico e outros meios disponibilizados. A pontuação Parâmetro de Reclamações Operacionais varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

 

Pcv – Cumprimento de Viagens 

O Parâmetro de Cumprimento de Viagem tem por objetivo medir o índice de cumprimento das viagens realizadas pelos veículos em operação, entre os postos de controle definidos pela CETURB/ES, em relação às programações elaboradas e estabelecidas pelo órgão gestor, através de Ordem de Serviço de Operação - OSO, visando, dessa forma, aferir a qualidade, regularidade e confiabilidade dos serviços prestados. A pontuação do Parâmetro de Cumprimento de Viagem varia de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

 

Pni – Notificações de Irregularidades Operacionais 

O Parâmetro de Notificação de Irregularidades Operacionais mede as irregularidades cometidas pelas Concessionárias em decorrência de infrações às regras do Regulamento do Serviço Público de Transporte Coletivo Urbano Municipal de Passageiros de Cariacica, Serra e Viana e Intermunicipal Metropolitano de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória - TRANSCOL, constatadas pela CETURB/ES. A pontuação do Parâmetro de Notificação de Irregularidades Operacionais varia de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

 

Pat - Acidentes de trânsito 

O parâmetro de Acidente de Trânsito mede os acidentes de trânsito, ocorridos no período, em função da distância percorrida em operação pela Concessionária. Serão consideradas os seguintes tipos de ocorrências.

I - Acidente de qualquer natureza, que venha a causar interrupção ou interferir na operação normal da frota.

II - Acidente de trânsito dentro dos terminais de integração, em que apenas uma das partes envolvidas esteja em movimento.

III - Incidente envolvendo veículos, operadores e/ou passageiros, ou ainda, em caso de queda acidental de passageiro no interior do ônibus. 

A pontuação do Parâmetro de Acidentes de Trânsito varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. 

 

Pmf - Manutenção e conservação da frota 

O Parâmetro de Manutenção e Conservação da Frota mede os resultados das vistorias veiculares programadas realizadas de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento, Normas e documentos oficiais da CETURB/ES aplicáveis para as vistorias de veículos. A pontuação do Parâmetro de Manutenção e Conservação da Frota varia de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos. 

 

Pep - Emissão de Poluentes 

O Parâmetro de Emissão de Poluentes mede os resultados das aferições das emissões de gases e particulados provenientes dos escapamentos dos veículos. A pontuação do Parâmetro de Controle de Emissão de Poluentes varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. 

 

Como o M.D.C. é calculado? 

O mês em que a Concessionária tiver seus serviços prestados submetidos à medição de desempenho, é denominado mês de competência do MDC. 

Em cada mês de competência as Concessionárias serão classificadas de acordo com a pontuação geral resultante da soma dos pontos obtidos em cada um dos parâmetros integrantes do MDC. 

A soma de todos os resultados dos parâmetros é denominada Pontuação da Medição de Desempenho das Concessionárias - MDC. Esta medição varia de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, e quanto maior o seu valor, melhor o desempenho medido. 

O cálculo do MDC será mensal, e analisada a média alcançada pelas Concessionárias, ao final de cada semestre.

 

Qual a pontuação média semestral esperada? 

Nos primeiros 12 (doze) semestres de operação contados a partir da efetiva implantação do MDC, o resultado não poderá ser inferior a 80 (oitenta) pontos

A partir do 13º(décimo terceiro) semestre após a efetiva implantação do MDC até o 25º (vigésimo quinto) semestre, não será admitido resultado inferior a 85 (oitenta e cinco) pontos.

A partir do 26º (vigésimo sexto) semestre após a efetiva implantação do MDC até o encerramento do período de concessão, não será admitido resultado inferior a 90 (noventa) pontos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard