Quem somos

Vinculada à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), passou a gerenciar o transporte interurbano rodoviário, após ser sancionada, em dezembro de 2017, a lei que transferiu essa atribuição do  Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER) para a Companhia. Com isso, a Companhia passa a ter abrangência estadual.

Criada pela lei nº 3.693/84 com o fim específico de desempenhar as funções de competência do Estado, atribuídas pela Constituição Federal (Art. 175) e Estadual (Art. 227), de conceder, planejar, contratar e gerenciar o sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória, inicialmente a empresa se chamava Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

A gestão do sistema foi transferida do Detran-ES para Ceturb-GV em agosto de 1986, quando a empresa foi totalmente estruturada. Além do cumprimento das funções específicas, uma das primeiras medidas foi o estabelecimento de um canal permanente de comunicação com os usuários do transporte coletivo.

 

Contatos:

Telefones: (27) 3232-4500

E-mail (s): ceturb@ceturb.es.gov.br

 

Horário de funcionamento:

De segunda-feira à sexta-feira, de 08 a 12 horas e de 13 a 17 horas.

 

 

Diretor presidente

Marcos Bruno Bastos

Tel.: (27) 3232-4502

E-mail (s): presidente@ceturb.es.gov.br

 

Currículo:

 Marcos Bruno Bastos tem 41 anos, é professor e gestor público, casado e pai de dois filhos. É graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Gestão Pública e Contábil. É natural de Vitória e antes de ingressar na vida pública lecionou em diversas escolas da Grande Vitória, sendo, ao longo de 12 anos, professor do Projeto Universidade para Todos, um dos projetos sociais mais relevantes da história do Espírito Santo.

Em 2012, entrou na vida pública como vereador em Cariacica, quando também escolhido para presidir a Câmara Municipal. Em 2014, foi eleito deputado estadual. Após atuar como assessor na prefeitura de Serra, foi convidado, em 2021, para integrar o quadro da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), como diretor Administrativo e Financeiro, e atualmente, é o seu diretor presidente.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard