21/04/2021 08h57 - Atualizado em 21/04/2021 10h33

Roletas altas reduzem pulos e aumentam sensação de segurança nos ônibus

A  frota do Sistema Transcol já conta com 570 veículos equipados com a roleta dupla, o que reduziu em 86,9% a incidência de pulos nas catracas, diminuindo, assim, a evasão de receita. As catracas altas começaram a ser testadas em 2016 e, desde então, vêm sendo aperfeiçoadas para garantir mais conforto e comodidade aos usuários do sistema. Mesmo com a melhoria do design, pessoas com dificuldades de transpor o equipamento podem utilizar a porta do meio do veículo para realizar o embarque.


Como forma de orientar os usuários, todos os veículos que contam com as roletas duplas receberam adesivos indicativos da possibilidade de embarque pela porta do meio para pessoas idosas, obesas, gestantes, com mobilidade reduzida, com volumes ou crianças de colo. Em todos os casos, entretanto, é necessário fazer o pagamento da tarifa e girar a roleta.


Os últimos testes feitos pelas empresas do Sistema Transcol também comprovaram a eficácia e a importância das catracas altas para aumentar a sensação de segurança dentro dos coletivos. Dados coletados entre 18 de março e 30 de junho de 2020 mostraram que foram notificados  ao GVBus 69 ocorrências de assaltos em ônibus, sendo que apenas seis desses ocorreram em ônibus com roleta alta.


Os usuários também já se adaptaram ao equipamento. No Disque-Ceturb, canal de permanente  de atendimento ao usuário, foram registradas  seis reclamações sobre roletas altas em 2020 e três sugerindo a instalação desse tipo de catraca em toda a frota. Neste ano, até agora, houve apenas um registro e trata-se de uma sugestão para que todos os veículos tenham o equipamento. As denúncias são importantes para o direcionamento das políticas públicas implementadas no sistema de transporte e os usuários podem entrar em contato com o 0800 039 1517 sempre que tiverem denúncias, sugestões, dúvidas ou elogios a fazer.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard