07/08/2019 14h04

Presidente da Ceturb-ES lança desafios em Maratona da Inovação

Com os desafios na busca de soluções para melhoria do transporte coletivo em mente, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, fez a palestra de abertura da Maratona da Inovação, evento que faz parte da 12ª Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (MecShow 2019) no Pavilhão de Carapina, na Serra. A MecShow acontece até quinta-feira (08).

O diretor-presidente da Ceturb-ES fez um breve relato sobre a Companhia e apresentou os números do Sistema Transcol, que hoje conta com 1.583 veículos na frota, tem 5.263 pontos de parada, com 330 mil viagens por mês, 14 milhões de passageiros e uma média de nove milhões de quilômetros percorridos na Região da Grande Vitória. “Com um sistema dessa dimensão, soluções inteligentes para tornar o transporte público mais eficiente são fundamentais”, declarou.

Desafios para inovação

Mais segurança, otimização da oferta, horários, tempo de viagem e trajetos foram alguns dos itens apresentados por Trés ao expor a necessidade de inovar para garantir mais qualidade para os passageiros do sistema.

Diante deste diagnóstico, Raphael Trés lançou nove desafios para os desenvolvedores de novas ideias: a integração entre ônibus de diferentes sistemas e entre ônibus e outros modais; o aumento da sensação de segurança dentro dos coletivos; a melhoria na comunicação com usuários-clientes; o incremento, em aplicativos, as informações de lotação, horários de viagens e trajetos alternativos; a aferição da quantidade de passageiros embarcados e desembarcados por ponto de parada; a realização de pesquisas de origem e destino com baixo custo; o desenvolvimento de um modelo de planejamento operacional com uso de dados da bilhetagem e georreferenciamento; o aprimoramento do layout interno dos equipamentos do Bike GV; e a gestão e utilização, de modo eficiente, dos dados e informações recebidos e criados pela Ceturb-ES, com uso de Big Data, AI, Analytics, BI e outros recursos.

“Trouxemos desafios dentro da área de mobilidade urbana para que possam ser pensadas novas formas de desenvolvimento de processos. É uma inciativa do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), em parceria com o Sebrae e Findes, da qual estamos muito orgulhosos de participar”, ressaltou Raphael Trés.

A Maratona da Inovação abriu inscrições para aqueles que estiverem interessados em desenvolver novos projetos. Será lançado um edital e as melhores ideias serão premiadas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES