25/08/2023 16h45 - Atualizado em 28/08/2023 13h34

Palestra sobre saúde mental encerra 19° SIPAT da Ceturb-ES

Foram cinco dias de palestras voltadas à saúde e segurança dos trabalhadores.

A 19° Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (Sipat) da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) teve sua palestra de encerramento realizada na manhã desta sexta-feira (25), com o tema Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. A palestra, com apresentação da psicóloga e pedagoga Gina Strozzi, foi realizada no Auditório da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

A Sipat é um evento obrigatório a ser realizado ano a ano por todas as empresas regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa) de cada empresa e é importante por tratar de temas relativos aos processos de trabalho do empregado, levantar discussões pertinentes, além de levar a empresa a identificar seus pontos fracos na área da Segurança do Trabalho.

A edição deste ano foi aberta com o tema assédio no ambiente de trabalho. A esse respeito, a presidente da atual gestão da Cipa da Ceturb-ES, Luciane Boldrini, comentou: “o assédio é, infelizmente, uma realidade nas empresas, seja ele moral ou sexual. Esta realidade vem sendo observada ao longo dos anos e, com a atualização da NR 05, foi acrescido o tema assédio no trabalho como parte das discussões realizadas na Sipat. Por isso, nesta edição, tratamos do tema em uma mesa redonda formada por especialistas na questão, sendo apresentada tanto na parte da manhã quanto à tarde, para conseguir a maior participação possível dos funcionários.”

Outras palestras realizadas no evento tiveram como tema a Segurança no Trânsito, com o capitão da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Anthony Moraes; Comunicação não Violenta, com o terapeuta e doutor em Psicanálise, Alexsandro Ximenes; e Saúde Bucal: Prevenção é o melhor remédio, com a dentista Kellen Caldas de Souza. Também foram oferecidos serviços de aferimento de pressão e de glicose aos servidores, além de ginástica laboral.

“Assim, a partir das discussões e intervenções propostas na semana, é possível pensar onde se pode melhorar dentro do ambiente de trabalho de uma empresa a fim de evitar acidentes e assédios. Mais importante ainda se torna com a participação dos empregados nessa e nas próximas edições do evento” enfatizou Luciane.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES

Mônica Luz

3232-4510 /9 9849-6178

monica.luz@ceturb.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard