20/08/2021 14h55

Operação conjunta do BPtran e Ceturb flagra ônibus de aplicativo em atividade irregular

Na tarde dessa quinta-feira (19), policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e fiscais da Companhia Estadual de Transportes coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) realizaram uma operação conjunta para flagrar transporte irregular.

De acordo com os fiscais da Ceturb, houve uma denúncia anônima sobre um coletivo da empresa Martinele Turismo que negociava passagens por meio de aplicativo e explorava a linha que sai do município de Vila Velha e vai até Texeira de Freitas, na Bahia, passando por Linhares e São Mateus. Um trajeto que está sob concessão da empresa Águia Branca.

A “facilidade”, porém, estava sendo oferecida de forma irregular, ferindo o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro: “transitar efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente.”

A infração cabe multa ao proprietário e o recolhimento do veículo ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) 

Durante a operação conjunta, a equipe flagrou o embarque de dois passageiros na primeira parada de Vitória, na Praça dos Namorados, em frente ao Bobs. A abordagem aconteceu durante a segunda parada, na Av. Norte/Sul, em frente ao Mineirão Atacado.

O Comandante do Bptran, tenente coronel Glariston Fonseca Nascimento, destacou a importância da operação. “Compreendemos o transtorno causado aos passageiros, mas é importante que eles saibam dos riscos ao quais se submetem quando recorrem ao transporte irregular. Não há referência, nem garantia de segurança, pois esse tipo de transporte normalmente não cumpre as exigências formais para exercício da atividade”, disse o comandante.

 

A infração gerou uma notificação ao proprietário do coletivo, bem como o recolhimento do veículo ao pátio da BR Estadia, na Serra.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br


Daniela Aquino
(27) 3232-4510
daniela.aquino@ceturb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard