04/05/2020 15h15 - Atualizado em 04/05/2020 15h20

Governo do Estado inicia distribuição de máscaras para a população nos terminais

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Passageiros (Ceturb-ES), começou a distribuição de um milhão de máscaras para a população da Grande Vitória que utiliza o transporte coletivo. A ação teve início na manhã desta segunda-feira (04) no Terminal Campo Grande, em Cariacica. Estão sendo distribuídos cinco mil kits (10 mil máscaras) com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e dos colaboradores do sistema.

 

“Cada kit possui duas máscaras e um panfleto com instruções para a correta utilização do EPI (Equipamento de proteção individual). É muito importante que a população faça uso da máscara sempre que sair de casa e também ao usar o transporte público. A prevenção ao novo Coronavírus é um ato coletivo. O governo fazendo está fazendo a sua parte e contamos com a colaboração da população que deve fazer a parte dela”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

 

As máscaras serão distribuídas ao longo das próximas semanas, seguindo uma programação para atingir o maior número de pessoas possível. Na primeira semana, a distribuição vai ocorrer nos terminais Campo Grande, Laranjeiras, Vila Velha e Itacibá.  Já na segunda semana, será a vez dos terminais Carapina, Ibes, Jacaraípe, São Torquato e Jardim América. Depois, a distribuição segue um rodízio entre os terminais até a completa distribuição das máscaras.

 

Na última semana, a Semobi e a Ceturb-ES, em conjunto com as empresas operadoras do Sistema Transcol, lançaram uma versão pré-paga do CartãoGV, como forma de diminuir a circulação de dinheiro nos coletivos. Esta modalidade do Bilhete Único Metropolitano é comercializada pelo valor de R$ 7,80 (duas tarifas) e não há necessidade de cadastrar o CPF.

 

O CartãoGV pré-pago pode ser recarregado normalmente e com qualquer valor no site (www.cartaogv.com.br), no aplicativo ÔnibusGv, nas máquinas de auto atendimento, com os agentes de venda, nas lojas e postos do GVBus ou ainda na rede de parceiros credenciados (lista completa também no site do CartãoGV).

 

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa), reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais, retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação, superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação, recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis, marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema.

 

Próximos terminais a receberem a ação:

 

05/05 (terça-feira)

Laranjeiras - pico manhã

 

06/05 (quarta-feira)

Vila Velha - pico manhã

 

07/05 (quinta-feira)

Itacibá - pico manhã

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler

(27) 3636-9617 / 99697-6783

comunicacao@semobi.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES

Mônica Luz

(27) 3232-4510 / 99849-6178

monica.luz@ceturb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard