27/04/2021 14h21

Frota do Sistema Transcol contará com 70 novos ônibus com ar-condicionado

O Governo do Estado continua trabalhando na renovação da frota de ônibus do Sistema Transcol. Nesta terça-feira (27), o governador Renato Casagrande participou da entrega de mais 70 ônibus com ar-condicionado, que vão integrar a frota do sistema de transporte coletivo da região Metropolitana. Os veículos estão em fase de emplacamento e assim que esse processo estiver concluído eles substituirão os carros mais antigos. A solenidade aconteceu na garagem de uma empresa de transporte, no município de Viana.

Em sua fala, o governador Casagrande destacou que os veículos foram produzidos em São Mateus e vão trazer maior conforto aos usuários do Sistema Transcol. “São veículos capixabas que geram empregos, renda e oportunidade para nosso Estado. Essa renovação da frota com ônibus com ar-condicionado e serviço de Wi-Fi a bordo é importante, pois melhora a qualidade do serviço. Os anos de 2020 e 2021 foram muito desafiadores para o transporte público, pois a pandemia afeta diretamente esse serviço”, afirmou.

Casagrande prosseguiu: “Estamos desde o início do nosso governo fazendo a modernização da frota e investindo em tecnologia, como a implantação do Wi-Fi e as melhorias no aplicativo GV Bus, em que o usuário pode saber o horário que o ônibus passará no ponto e até mesmo a lotação dos coletivos. São muitos investimentos.”

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falou mais sobre a renovação da frota do Sistema Transcol, que foi iniciada em 2019. “Logo no primeiro ano foram entregues os 100 primeiros veículos com ar-condicionado. Por conta da pandemia, a renovação de frota foi suspensa em 2020 e está sendo retomada com a entrega destes veículos. Até 2022, serão entregues 600 veículos com ar condicionado, que vão operar nas linhas troncais do Sistema Transcol (de terminal a terminal). Além do ar condicionado, os veículos possuem equipamentos com o serviço de Wi-Fi e entretenimento a bordo”, ressaltou.

“É uma satisfação participar desse momento de renovação da frota. Isso demonstra a prioridade que o Governo do Estado dá ao transporte público, trazendo maior qualidade e segurança para os usuários”, pontuou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés.

Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a instalação de Wi-Fi também nos terminais de integração, bem como a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, que possibilitam denunciar lotação e o não uso de máscaras nos coletivos. Pelo aplicativo, é possível fazer a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus. Também foi realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99848-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard