07/05/2020 14h34

Distribuição de máscaras nos terminais continua na próxima semana

Nesta sexta-feira (08), a distribuição ocorrerá novamente no Terminal Campo Grande.

Nessa segunda-feira (04), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Passageiros (Ceturb-ES), iniciou a distribuição de um milhão de máscaras para a população da Grande Vitória que utiliza o transporte coletivo. Na próxima semana, a distribuição continua nos terminais que ainda não receberam a ação, nos horários de pico tarde/noite (programação abaixo). Já nesta sexta-feira (08), a distribuição ocorrerá novamente no Terminal Campo Grande, em Cariacica, também no pico tarde/noite.

É importante enfatizar que as todas as máscaras distribuídas para trabalhadores do sistema e para a população, estão sendo produzidas por empresas do Estado do Espírito Santo. Nesse momento, é fundamental

valorizar empreendedores locais como forma de fortalecer a economia capixaba, já tão abalada em função da pandemia do Coronavírus. São mais de um milhão de máscaras para distribuição gratuita.

Cada kit traz duas máscaras e um panfleto com instruções para a correta utilização do EPI (Equipamento de proteção individual). É muito importante que a população faça uso da máscara sempre que sair de casa e também ao usar o transporte público. A prevenção ao novo Coronavírus é um ato coletivo. O Governo fazendo está fazendo a sua parte e contamos com a colaboração da população que deve fazer a parte dela”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

As máscaras serão distribuídas ao longo das próximas semanas, seguindo uma programação para atingir o maior número de pessoas possível.

Mais medidas

A Semobi e a Ceturb-ES, em conjunto com as empresas operadoras do Sistema Transcol, lançaram uma versão pré-paga do CartãoGV, como forma de diminuir a circulação de dinheiro nos coletivos. Esta modalidade do Bilhete Único Metropolitano é comercializada pelo valor de R$ 7,80 (duas tarifas) e não há necessidade de cadastrar o CPF. O CartãoGV pré-pago pode ser recarregado normalmente e com qualquer valor no site (www.cartaogv.com.br), no aplicativo ÔnibusGv, nas máquinas de autoatendimento, com os agentes de venda, nas lojas e postos do GVBus, ou ainda na rede de parceiros credenciados (lista completa também no site do CartãoGV).

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa), reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais, retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação, superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação, recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis, marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema.

Próximos terminais a receberem a ação:

08/05 (sexta-feira) – Terminal Campo Grande – pico tarde/noite

11/05 (Segunda-Feira) - Terminal Carapina - pico tarde/noite

12/05 - (Terça-feira) - Terminal do Ibes - pico tarde/noite

13/05 - (Quarta-feira) - Terminal Jardim América - pico tarde/noite

14/05 - (Quinta-feira) - Terminal Jacaraípe - pico tarde/noite

15/05 - (Sexta-feira) - Terminal São Torquato - pico tarde/noite


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Semobi

Susana Kohler

(27) 3636-9617 / 99697-6783

comunicacao@semobi.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES

Mônica Luz

(27) 3232-4510 / 99849-6178

monica.luz@ceturb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard