Ceturb realiza visita a postos de Atendimento ‘Passe livre’ do Sistema Transcol
Integrantes da diretoria da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) realizaram, na manhã desta quarta-feira (03), uma visita aos postos de Atendimento “Passe livre” do Sistema Transcol. A ação teve como objetivo averiguar a situação das instalações que atendem os usuários com deficiências.
A gratuidade das passagens no Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal da Região Metropolitana da Grande Vitória (Transcol) é assegurada aos usuários habilitados na forma da Lei Complementar nº 213/01, que são pessoas com deficiências físicas ou mentais, o que os habilita a utilizar o cartão “Transcol Especial”.
Participaram da visita o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos; a diretora Administrativa-Financeira, Madalena Saleme; o chefe da Gerência de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pimenta, além de dois assistentes sociais da Companhia.
Entre os postos visitados estiveram a Central Faça fácil, em Cariacica, com mais de 400 atendimentos diários a usuários com deficiências e idosos; os postos de atendimento GVBus dos terminais de Laranjeiras, na Serra, e do Terminal de Vila Velha, com, aproximadamente, 250 atendimentos diários a usuários com deficiências e idosos, além do posto do Setpes, em Vitória, com mais de 500 atendimentos diários destinados ao público em geral.
Setor de acolhimento – Central Faça Fácil
Na Central Faça Fácil, localizada no bairro Santo André, em Cariacica, funciona um setor de Acolhimento a Crianças Autistas. O espaço conta com brinquedos, poltronas, bichos de pelúcia, fones antirruído e piso acolchoado para receber os pais e as crianças em um ambiente confortável pelo tempo que for necessário para o atendimento.
Requisitos necessários para a solicitação do benefício
• Comprovação da deficiência por meio de laudo médico emitido em até 30 dias (original) em formulário da rede pública (Sistema Único de Saúde - SUS), contendo carimbo e assinatura do médico em sua especialidade, conforme tabela abaixo, onde conste a CID (versão 10).
• Comprovante de renda da família ou individual (caso resida sozinho); carteira profissional, contracheque ou extrato de pagamento do INSS (nos casos de aposentadoria ou auxílio-doença).
• Caso trabalhe como autônomo (sem renda fixa) ou esteja desempregado, apresentar:
• Declaração de renda devidamente assinada, informando o rendimento familiar médio mensal, contendo assinaturas de duas testemunhas, reconhecidas em cartório. Esses documentos devem ser originais e ter, no máximo, 30 dias de emissão.
Para conferir os documentos específicos de acordo com a deficiência, visite: (https://www.gvbus.org.br/va-de-transcol/cartao-especial/#)
Postos de Atendimento
- Loja Central: Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia, Vitória – CEP: 29055-420. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
- Postos de atendimento GVBus: Terminais de Laranjeiras e Vila Velha. Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
- Central Faça Fácil: Avenida Aloísio Santos, 500, bairro Santo André, Cariacica – CEP: 29.144-900. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 13h.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br