22/06/2017 11h58

Ceturb-GV inicia testes em aplicativo para consulta em tempo real do sistema Transcol

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) inicia, nesta semana, testes com o aplicativo Transcol Online, que permite ao usuário verificar em tempo real os horários dos ônibus e o tempo de espera.

O aplicativo também permite que o cidadão consulte todas as linhas que fazem o trajeto desejado e o percurso a ser feito. Para que o sistema funcione, a Ceturb-GV realizou o georreferenciamento dos 5.500 pontos de ônibus do Sistema Transcol na Grande Vitória e instalou GPS nos ônibus da frota.

O diretor-presidente da Companhia, Alex Mariano, explicou que o serviço busca facilitar o cotidiano do cidadão que utiliza o transporte público no seu deslocamento diário.

“Cerca de 600 mil pessoas utilizam o Sistema Transcol e com esse aplicativo disponibilizamos ao cidadão uma ferramenta para auxiliar na organização do dia a dia, com os horários e a localização das linhas de ônibus utilizadas. Além disso, esse serviço nos permite aprimorar nosso planejamento, consolidando uma matriz de deslocamentos dos usuários dos coletivos.”

Segundo o diretor-presidente do Prodest, Renzo Colnago, a ação ajuda o aplicativo ficar mais completo. "Esse é um serviço de grande relevância para os capixabas. A Prodest se sente honrada em ser o parceiro tecnológico desta iniciativa. Em breve, o ES na Palma da Mão terá mais serviços e facilidades por meio da tecnologia para a população.". 

A estudante Heloisa Senna avalia que o aplicativo é um facilitador para seu dia a dia. “Eu vou poder me organizar melhor para não perder o ônibus, porque vai dar para saber  em quanto tempo ele vai passar no ponto, e o tempo que devo demorar naquele trajeto. Com certeza é uma ajuda muito grande para todos que utilizam os ônibus.”

Testes

A Ceturb-GV vai testar as diversas funcionalidades do aplicativo Transcol Online com alunos da Rede Pública Estadual que utilizam o sistema Android. A previsão é que em dois meses, após o uso dos estudantes e eventuais reparos, se necessários, o serviço seja disponibilizado à população nos sistemas Android e IOS, integrando os serviços do aplicativo ES na Palma da Mão.

O lançamento do aplicativo será feito nesta quarta-feira (21), na Escola Viva de São Pedro, em Vitória, onde os estudantes poderão conhecer e acessar as funcionalidades do aplicativo.

Na quinta-feira (22), os estudantes da Escola Viva Joaquim Beato, na Serra, terão acesso ao aplicativo, e, na próxima terça (27), o serviço será apresentado aos estudantes da Escola Viva Profª. Maura Abaurre, em Vila Velha.

Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/governodoes/albums/72157682477140023

 

Informações à Imprensa:

Karla Danielle Secatto

27 998596726

ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard