26/04/2023 15h26 - Atualizado em 27/04/2023 08h38

Ceturb-ES realiza entrega de Cartão Transcol Especial para Coletivo ‘Mães Eficientes Somos Nós’  

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) realizou, nessa terça-feira (25), a entrega dos Cartões Transcol Especial para integrantes do Coletivo “Mães Eficientes Somos Nós”. O novo cartão passa a conter fotos das crianças que fazem parte do grupo, uma conquista bastante celebrada pelas mães dos responsáveis que estiveram presentes durante o ato simbólico de entrega dos cartões realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Todos os cartões especiais do Sistema Transcol que forem adquiridos passarão a ser produzidos com foto a partir do mês de maio, facilitando o reconhecimento das Pessoas com Deficiência (PCDs) que utilizam a carteirinha no transporte coletivo. Além disso, os cartões antigos poderão ser renovados nos postos de atendimento do GVBus.

“Realizamos a entrega dos cartões de gratuidades para andar no Transcol, com a fotografia das crianças. Para saber se você tem direito ou não, é ir no site da Companhia e verificar todos os critérios para a concessão do cartão. Esse é mais um avanço e uma conquista do Governo do Estado com as ‘Mães Eficientes Somos Nós’”, disse o governador do Estado, Renato Casagrande.

“A construção de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência e as famílias tem sido tratada pessoalmente pelo governador e nós da Ceturb-ES assumimos o compromisso com essas mães de acompanhar e colaborar no que for relacionado ao sistema de transporte público”, pontuou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos.

Também participaram da reunião, o diretor de Planejamento da Ceturb-ES, Marcus Perozini de Araújo, e do gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta.


Coletivo

O Coletivo “Mães Eficientes Somos Nós” é um grupo criado em 2014 e composto por mães responsáveis e/ou familiares de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que são Pessoas com Deficiência (PCDs).

As mães integrantes do Coletivo “Mães Eficientes Somos Nós” celebraram a entrega dos cartões especiais durante o ato simbólico e ressaltaram a importância do retorno do cartão com foto, por ser uma forma de diminuir a discriminação nos ônibus, já que muitas vezes passageiros não percebem, ao olhar, que uma criança tenha deficiência.

Para tratar de melhorias para as pessoas com deficiência que usam o Sistema Transcol, está em fase de estudos a elaboração de uma comissão composta por servidores da Companhia e integrantes do coletivo “Mães Eficientes Somos Nós”.


Local para a realização ou renovação do Cartão Transcol Especial

Loja Central: Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia – CEP: 29.055-420 – Vitória, Espírito Santo. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Horário e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Postos de atendimento GVBus: Terminais de Laranjeiras e Vila Velha. Horário e dias de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Central Faça Fácil: Avenida Aloísio Santos, nº 500, bairro Santo André, Cariacica. CEP: 29.144-900. Horário e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 13h.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Raphael Marques
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br                                                                                                                                                                                                                                                        

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard