28/06/2022 15h58 - Atualizado em 28/06/2022 16h04

Ceturb-ES lança campanha sobre deficiências não visíveis

"Nossa compreensão é que precisa ser visível”. Você sabia que que existe uma gama pessoas que circulam pelas ruas e no transporte coletivo, sem que se saiba que elas têm algum tipo de deficiência? Para alertar sobre esse fato e esclarecer, para usuários e colaboradores do transporte coletivo, sobre os direitos garantidos por lei para essas pessoas, como autistas e esquizofrênicos, por exemplo, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) lançam, nesta terça-feira (28), uma campanha educativa que contará com peças publicitárias e treinamento de motoristas, cobradores e fiscais do Sistema Transcol.

Essa é uma campanha inédita no Estado e é produto do diálogo entre a empresa e o “Coletivo Mães Eficientes Somos Nós”, que reúne mães de autistas, pessoas com deficiências intelectuais, auditivas, visuais, entre outras. “Essa campanha é um resultado histórico de um coletivo de mulheres vem dialogando com a Ceturb-ES sobre as dificuldades enfrentadas por essas mães e seus filhos dentro dos coletivos”, ressalta Lúcia Mara Martins, fundadora e coordenadora geral do coletivo de mães.

O diretor presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, disse que a Companhia se orgulha de participar deste momento importante para essas pessoas. “Estamos felizes de estar envolvidos nesta ação que ajuda uma população tão especial”. Trés acrescentou que “é preciso que nós nos coloquemos no lugar do outro. Muitas vezes, o que pode parecer pirraça é resultado de alguma situação, como um movimento brusco, um barulho, que tenha desestabilizado um autista, por exemplo”. Segundo a coordenadora do coletivo de mães, isso é comum de ocorrer dentro dos ônibus e não raro, os deficientes não visíveis e suas respectivas mães serem hostilizados ou até mesmo agredidos.

Por lei, as pessoas com deficiências não visíveis têm direito a usar os assentos preferenciais dos veículos do transporte coletivo. A campanha tem por objetivo começar um processo de conscientização para ficar clara, para usuários e trabalhadores do sistema, a necessidade de respeitar esse e outros direitos.

A luta para garantir o respeito ao uso dos assentos preferenciais começou a se fortalecer quando uma criança autista e sua mãe foram agredidos por uma idosa que não aceitou que o menino se sentasse, “por não parecer ter deficiência”. Desde então, o coletivo de mães (que já existe há cerca de 12 anos), começou a lutar para obter a conscientização das pessoas.

As peças

A campanha consiste em várias peças de publicidade, que circularão em diversas mídias. Serão cartazes para serem afixados nos coletivos, busdoores para serem colocados na traseira dos ônibus, cards para mídias sociais, banner para sites, e peças para serem veiculadas no aplicativo Ônibus GV.

A Ceturb-ES, em parceria com o GVBus e o Sest-Senat, vai oferecer treinamento, por meio de palestras, para orientar os motoristas e cobradores sobre como agir para garantir o direito de uso dos bancos preferenciais nos veículos do Sistema Transcol, bem como o respeito e a cordialidade no tratamento com essas pessoas. Contribua você também: Compreenda e acolha. O ônibus somos todos nós.

 

Serviço

Lançamento da Campanha sobre Deficiências Não Visíveis

Dia: terça-feira (28)

Local: Sest-Senat. Rodovia Governador José Sete, s/n, Trevo, de Alto Lage, Cariacica

Hora: 14h

 

 Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES

Mônica Luz

3232-4510 /9 9849-6178

Monica.luz@ceturb.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard