02/02/2022 15h52

Ceturb-ES cria Comitê de Gestão de Riscos

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) realizou, nesta quarta-feira (02), a primeira reunião do Comitê de Gestão de Riscos da empresa, que faz parte do Programa de Integridade que vem sendo desenvolvido deste o segundo semestre do ano passado. O comitê é um colegiado estatutário, de caráter consultivo e permanente, que tem por objetivo acompanhar e avaliar os riscos empresariais de caráter operacional, de imagem, de governança corporativa, financeira ou legal dos serviços gerenciados pela Companhia.

Na reunião inaugural, o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, ressaltou a importância da inciativa. “O comitê é parte do Programa de Integridade da empresa, e vai indicar para onde a Companhia quer olhar e como se cercar de elementos para proteger sua imagem e desempenho”, disse. O Comitê é composto por sete membros e as reuniões são não remuneradas.

Entre as atribuições do novo colegiado, além do acompanhamento e da avalição dos riscos empresariais, estão: avaliar a adequação dos modelos de aferição dos riscos, bem como os testes de aderência e validação dos modelos utilizados; analisar e opinar sobre as diretrizes e políticas da gestão de riscos, principalmente na estimação do impacto financeiros das perdas inesperadas em situação normal e de estresse; acompanhar o cumprimento de suas recomendações.

As reuniões do Comitê de Risco têm o suporte e coordenação da Assessora de Compliance da Ceturb-ES, Betânia Maria Monteiro de Castro. “Esse é um marco para a implementação do Programa de Integridade da empresa. Somente com a participação de todos o sucesso do programa estará garantido”, afirmou.

Membros

A presidência do Comitê é exercida pelo diretor Administrativo e Financeiro da Ceturb-ES, Marcus Bruno Bastos.  Ele lembrou da importância da avaliação de todos os riscos, de cada área da empresa, para que se possa ter um controle efetivo de todos os setores, de forma a garantir uma imagem sólida e transparente a empresa. “Muitas vezes, coisas que parecem insignificantes podem ganhar grandes proporções e resvalar na credibilidade da empresa. Por isso, nada pode ficar de fora, merecendo avalição criteriosa do comitê”, pontuou.

Inicialmente, o Comitê se reunirá quatro vezes, neste mês de fevereiro. Depois, as reuniões serão trimestrais, podendo seus membros serem convocados extraordinariamente, caso seja necessário.

Integrantes:
Diretoria Administrativa e Financeira