13/12/2021 14h49 - Atualizado em 13/12/2021 14h50

Ceturb-ES conclui elaboração do Código de Conduta e Integridade da empresa

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) sai na frente com a implementação do Programa de Integridade da empresa e fecha o ano com a conclusão da elaboração do Código de Conduta e Integridade e de todas as políticas a ele relacionadas. O código será lançado em março de 2022, durante um seminário de integridade pública para todos os funcionários da empresa.

Desde o segundo semestre deste ano, a Assessoria de Compliance (Ascop) da empresa, vem estruturando o Programa de Integridade da companhia com base em diversos pilares no intuito de não somente se adequar às exigências da Lei n°13.303/2016 (Lei das Estatais), como também ao Decreto Estadual 4272-R.

Para além da adequação legal, o programa de integridade da CETURB/ES tem como objetivos principais, a melhoria da governança e da gestão de riscos na empresa.

Durante o ano de 2022, serão realizadas diversas ações para a divulgação, interna e externa, como seminários e campanhas sobre integridade de forma a envolver toda a Companhia na solidificação do programa, que tem como tema “Integridade para crescer”.

Estado

A Ceturb-ES, com a implementação do programa, segue os passos do Governo do Estado no que se refere ao combate à corrupção. No último dia 09 de dezembro, dia Internacional de Combate à Corrupção, o Estado lançou a Política de Proteção ao Reportante de Corrupção, como forma de proteger aqueles que denunciarem atos de corrupção envolvendo recursos públicos,

O diretor presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, que esteve presente ao lançamento, ressaltou que a iniciativa do Governo do Estado é um marco para a sociedade e que a Ceturb-ES também começou a fazer a sua parte com a implementação do Programa de Integridade na empresa.

“O Programa não é só institucional, mas também social. O cidadão espera que os entes públicos ajam com integridade e que seus atos estejam em conformidade com a ética social”, frisou Trés. O diretor presidente da Ceturb-ES lembra também, que a conclusão do Código de Conduta e Integridade é um marco do programa, mas não é o ponto final. Outras ações serão desenvolvidas e a participação e envolvimento de todos na Companhia é fundamental para o êxito dos resultados.

A assessora de Compliance, Betânia Maria Monteiro de Castro, reforçou as palavras do diretor presidente de que “o envolvimento de todos é imperativo para que o programa atinja seu objetivo que é fomentar a cultura da ética e das boas práticas na instituição.”

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 /9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard