20/07/2019 20h53 - Atualizado em 21/07/2019 11h08

Ônibus do Transcol: da linha de produção direto para as ruas da Grande Vitória

 A rotina de muitos motoristas de ônibus inclui acordar bem cedo, se dirigir até a garagem e fazer a primeira viagem do dia, transportando trabalhadores, estudantes e pessoas que precisam honrar seus mais variados compromissos. Há dez anos trabalhando nessa profissão, o motorista Israel Rosa Pena, já passou diversas vezes por situações como essas.

Na última sexta-feira (19), entretanto, não foi bem assim. Ele acordou cedo e embarcou em um ônibus da empresa em que trabalha com uma missão diferente: trazer um veículo zero quilômetro, direto da fábrica, em São Mateus, para integrar a frota do Sistema Transcol, em Vitória.

Israel também pode observar como é feito um ônibus, em suas diferentes etapas. Ele, juntamente com um grupo de outras 22 pessoas, visitou as instalações da Marcopolo, que fabrica um dos modelos utilizados no Sistema Transcol. A visita contou com a participação de equipes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), empresas operadoras e do  Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES).

Na fábrica, foi possível entender o processo de produção, desde o recorte de estruturas até a montagem, pintura e liberação do veículo. Para o gerente de Engenharia e Vistoria da Ceturb-ES, Marcos Roberto Zambon, essa foi uma oportunidade ímpar para a troca de experiências entre as duas pontas do transporte de passageiros. “Ao ver como é a produção, alguns até deram sugestões para melhorar o desempenho de alguns componentes, baseados na experiência diária de trabalho”, frisou.

O coordenador da planta da Marcopolo, Thiago Castilhos, concorda com o motorista. “É muito importante a visita de nossos clientes e órgãos reguladores em nossa planta. Vamos absorver tudo que ouvimos e levar para a linha de produção. Dessa forma, vamos entregar um produto cada vez melhor para nossos clientes”, disse.

Para o diretor técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes, a visita em conjunto dos Órgãos é uma forma de se aproximar das empresas com as quais os órgãos operam. “É interessante conhecer o processo de montagem dos ônibus e das vans, pois o Ipem-ES tem a responsabilidade de checar a acessibilidade. Como nossa sede tem restrições de espaço físico, hoje fazemos a checagem de dois em dois veículos. Com a visita foi aberta a possibilidade de realizar o procedimento na fábrica antes que sejam entregues, ampliando para 30 unidades vistoriadas”, afirmou.

A visita ao grupo empresarial, que tem mais de 70 anos, empregando quase 500 pessoas no município do norte capixaba e tem instalações em quatro continentes, ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no último dia 12. Ao todo, a visita levou mais de quarenta pessoas, das mais diversas áreas envolvidas com o transporte, como Ceturb-ES, Ipem-ES e GVBus, além das operadoras dos sistemas Transcol, Seletivo, Mão na Roda e das empresas de transporte municipal de Vitória e de Vila Velha.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636-9707 / 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636-9708 / 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard