Estado anuncia obra de reconstrução do Terminal de Itaparica
O Governo do Estado autorizou, nesta sexta-feira (20), o início de duas obras importantes para o município de Vila Velha: a reconstrução do Terminal de Itaparica e a ampliação do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). As Ordens de Serviço foram assinadas pelo governador Renato Casagrande, em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.
A obra do terminal vai contemplar a instalação de uma membrana tensionada na nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários que forem embarcar nos coletivos. A nova cobertura vai apresentar maiores dimensões com uma tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana. A mesma tecnologia foi aplicada em obras de grande porte no País, como a cobertura do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o novo paddock do circuito de Interlagos, em São Paulo.
Foi adotado na licitação o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) na Modalidade Integrada. Desta forma, uma única empresa será responsável pela elaboração do projeto e execução da obra. Os números do novo terminal são os mesmos do antigo terminal, já que o serviço executado será de reconstrução e não ampliação. O Terminal de Itaparica possui 37 baias por onde deverão circular 32 linhas. A estimativa é de que, diariamente, cerca de 55 mil passageiros deverão transitar pelo terminal.
O governador Renato Casagrande destacou que a empresa vencedora poderá começar a trabalhar imediatamente. “A obra tem duração de um ano. Vamos tentar colocar o terminal em funcionamento antes mesmo da obra terminar, pois sabemos dos impactos que o seu fechamento causa à população. Tivemos que refazer o projeto porque da forma que estava o projeto anterior, demoraria muito para reabrir. Mudamos a concepção do projeto para que a obra fosse mais rápida e para entregar esse importante equipamento à população”, afirmou.
Para o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), Luiz Cesar Maretto Coura, a reconstrução do local é um avanço para o Estado. “O Terminal de Itaparica é outra obra que, ao assumirmos o Governo, dissemos que era um de nossos objetivos reconstruí-lo. A Ordem de Serviço é o pontapé inicial para cumprirmos esse objetivo. Estou feliz porque é uma obra que trará conforto aos passageiros, motoristas e àqueles que trabalham nas lojas. Estamos inovando com uma cobertura moderna e resistente. Para facilitar os passageiros, abrimos mais uma entrada no terminal pela rua de trás”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação do DER-ES
Felipe Mansur Valinho / Flávia Pimentel Simões
(27) 3636-4404/99929-8211 / 99943-7470
felipe.valinho@der.es.gov.br / flavia.simoes@der.es.gov.br