07/12/2011 09h33 - Atualizado em
21/12/2016 10h59
VIII Encontro das Comunidades reuniu mais de 300 pessoas
No dia 02 de dezembro, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) realizou o VIII Encontro das Comunidades, que acontece todo fim de ano, encerrando ciclos de doze meses das atividades desenvolvidas em parceria com movimentos populares da Grande Vitória.
Participaram do evento o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, e representantes de 60 entidades e de mais de 150 bairros da Grande Vitória, totalizando mais de 300 pessoas. Dentre as entidades presentes, além de associações de moradores e das federações e conselhos de movimentos populares, estavam conselhos de defesa da pessoa idosa e das pessoas com deficiência.
A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, saudou os presentes ressaltando a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “O bom relacionamento com os movimentos populares faz parte da nossa história e sempre foi fundamental para o desenvolvimento do transporte coletivo na Região da Grande Vitória. Para uma organização pública, não há nada mais importante do que a satisfação das necessidades de seu cliente. A sociedade está no topo da nossa lista de prioridades e é para ela, e com ela, que trabalhamos”, disse Denise.
O gerente de atendimento ao usuário da Ceturb-GV, Gilmar Pimenta, explica que o objetivo do Encontro das Comunidades é aproximar os participantes, permitindo a troca de informações e experiências, além de ser um momento de confraternização. “Esses encontros são extremamente positivos, pois permitem às lideranças comunitárias e representantes de entidades de toda a Grande Vitória se conhecerem e promovem uma aproximação maior dessas pessoas com a companhia”.
“É comum nos depararmos com lideranças comunitárias que nunca se encontraram, por atuarem em regiões distantes, municípios diferentes. E os encontros das comunidades possibilitam a criação de canais de diálogo entre os mesmos, o que facilita o trabalho de todos no ano seguinte, quando são retomadas as reuniões para debater as melhorias a serem realizadas nos atendimentos aos bairros e também temas mais abrangentes relacionados ao transporte coletivo, como construção, reforma de terminais, novos projetos etc”, conclui Pimenta.
Gestão Participativa
O VIII Encontro das Comunidades marcou o encerramento de um ano em que a parceria com os movimentos populares organizados se consolidou, por meio da criação de três grupos de gestão que se reúnem periodicamente com a Ceturb-GV para debater temas relacionados ao transporte público de passageiros.
O resultado disso é evolução do sistema de transporte, com foco na cidadania, através da união entre Governo, por meio da Ceturb-GV, da iniciativa privada, por meio das empresas operadoras do Sistema Transcol, e da sociedade civil organizada, por meio das entidades com representatividade.
Os três grupos de gestão são Acessibilidade – Idosos; Acessibilidade – Pessoas com Deficiência e Transporte - Comunidades.
Soluções Coletivas
O líder comunitário tem um papel fundamental na gestão do transporte público de passageiros. É ele quem recebe as demandas individuais dos moradores de determinado bairro ou região, passa todas por um “filtro” e identifica aquelas que são de interesse coletivo. Por isso, quando uma demanda chega na Ceturb-GV por meio de uma liderança comunitária, tem mais peso, pois representa as necessidades da maioria.
Ao receber uma demanda por melhorias em determinada linha, ou para criação de novos serviços, o Setor de Atendimento às Comunidades da Ceturb-GV abre um processo e o encaminha à Gerência de Planejamento, que inicia os estudos técnicos para avaliar o pedido.
Esses estudos incluem pesquisas para levantar a demanda de usuários das linhas, visitas técnicas aos bairros e, caso necessário, realização de reuniões com demais comunidades da região que está sendo estudada. Após a avaliação, as comunidades recebem retorno da Ceturb-GV, informando quais as medidas a serem implantadas.
Participaram do evento o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, e representantes de 60 entidades e de mais de 150 bairros da Grande Vitória, totalizando mais de 300 pessoas. Dentre as entidades presentes, além de associações de moradores e das federações e conselhos de movimentos populares, estavam conselhos de defesa da pessoa idosa e das pessoas com deficiência.
A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, saudou os presentes ressaltando a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “O bom relacionamento com os movimentos populares faz parte da nossa história e sempre foi fundamental para o desenvolvimento do transporte coletivo na Região da Grande Vitória. Para uma organização pública, não há nada mais importante do que a satisfação das necessidades de seu cliente. A sociedade está no topo da nossa lista de prioridades e é para ela, e com ela, que trabalhamos”, disse Denise.
O gerente de atendimento ao usuário da Ceturb-GV, Gilmar Pimenta, explica que o objetivo do Encontro das Comunidades é aproximar os participantes, permitindo a troca de informações e experiências, além de ser um momento de confraternização. “Esses encontros são extremamente positivos, pois permitem às lideranças comunitárias e representantes de entidades de toda a Grande Vitória se conhecerem e promovem uma aproximação maior dessas pessoas com a companhia”.
“É comum nos depararmos com lideranças comunitárias que nunca se encontraram, por atuarem em regiões distantes, municípios diferentes. E os encontros das comunidades possibilitam a criação de canais de diálogo entre os mesmos, o que facilita o trabalho de todos no ano seguinte, quando são retomadas as reuniões para debater as melhorias a serem realizadas nos atendimentos aos bairros e também temas mais abrangentes relacionados ao transporte coletivo, como construção, reforma de terminais, novos projetos etc”, conclui Pimenta.
Gestão Participativa
O VIII Encontro das Comunidades marcou o encerramento de um ano em que a parceria com os movimentos populares organizados se consolidou, por meio da criação de três grupos de gestão que se reúnem periodicamente com a Ceturb-GV para debater temas relacionados ao transporte público de passageiros.
O resultado disso é evolução do sistema de transporte, com foco na cidadania, através da união entre Governo, por meio da Ceturb-GV, da iniciativa privada, por meio das empresas operadoras do Sistema Transcol, e da sociedade civil organizada, por meio das entidades com representatividade.
Os três grupos de gestão são Acessibilidade – Idosos; Acessibilidade – Pessoas com Deficiência e Transporte - Comunidades.
Soluções Coletivas
O líder comunitário tem um papel fundamental na gestão do transporte público de passageiros. É ele quem recebe as demandas individuais dos moradores de determinado bairro ou região, passa todas por um “filtro” e identifica aquelas que são de interesse coletivo. Por isso, quando uma demanda chega na Ceturb-GV por meio de uma liderança comunitária, tem mais peso, pois representa as necessidades da maioria.
Ao receber uma demanda por melhorias em determinada linha, ou para criação de novos serviços, o Setor de Atendimento às Comunidades da Ceturb-GV abre um processo e o encaminha à Gerência de Planejamento, que inicia os estudos técnicos para avaliar o pedido.
Esses estudos incluem pesquisas para levantar a demanda de usuários das linhas, visitas técnicas aos bairros e, caso necessário, realização de reuniões com demais comunidades da região que está sendo estudada. Após a avaliação, as comunidades recebem retorno da Ceturb-GV, informando quais as medidas a serem implantadas.