11/04/2013 15h05 - Atualizado em 21/12/2016 11h00

Vacinação contra a gripe nos terminais do Transcol

Os usuários do Sistema Transcol que passarem pelo Terminal Itacibá durante a manhã desta sexta-feira (12), vão contar com um serviço diferente. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Cariacica estará no local para vacinar idosos com idade igual ou acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde que fazem atendimento às pessoas com influenza (gripe), indígenas, crianças com idade a partir dos seis meses e menores que dois anos, gestantes e mães (até 45 dias depois do parto). Além desse público, a vacinação será ampliada para a população carcerária e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.

Além disso, será feito teste rápido de sífilis, hepatite e HIV. Na quinta-feira, (11), a mesma ação foi realizada no Terminal Campo Grande. Lá, foram vacinadas 112 pessoas contra a gripe, realizados 119 testes rápidos (sífilis, hepatite e HIV). Foram detectados seis casos de sífilis. Ao todo, 15 profissionais estão envolvidos na ação, que tem apoio da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

Vacinação

A vacinação nos terminais do Transcol antecede a campanha anual que começa na próxima segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril. A vacina é contraindicada às pessoas com histórico de alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. Ela é eficaz e segura e não é capaz de causar a doença, já que é produzida com vírus mortos e fragmentados. A imunidade aparece de dez a 15 dias após a vacinação. A revacinação deve ser anual e é recomendável que seja realizada nos meses que antecedem o inverno, período de maior incidência da doença, de forma a promover níveis de anticorpos adequados na época mais apropriada.

A ação nos terminais, que vai das 8h às 12h, inclui ainda a apresentação de teatro informativo em relação à leptospirose e à dengue.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard