15/02/2013 12h59 - Atualizado em
21/12/2016 10h57
Transcol: Volta às aulas tem 651 viagens a mais por dia
Com a volta às aulas, e com o fim da operação de reforço para o carnaval, as linhas do Sistema Transcol voltaram a operar normalmente, nesta quinta-feira (14). Isso quer dizer que, agora, a operação conta com mais 651 viagens diárias e 88 veículos a mais na frota. Nesse total de viagens a mais já está incluído o projeto “Terceiro Pico”, que atende às pessoas que utilizam o transporte coletivo entre as 21h30 e 23 horas, faixa de horário que corresponde às saídas de estudantes de escolas e faculdades e ao fechamento de shoppings e outros estabelecimentos comerciais.
Além disso, nos dez terminais de integração, 18 veículos de reserva serão disponibilizados, para que sejam acionados conforme a demanda. O diretor de Planejamento Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira, salientou que “a operação do sistema é toda monitorada pela fiscalização da Ceturb, que autorizará viagens extras, com carros de reserva, em linhas e horários nos quais se verifique a necessidade”.
Terceiro pico
A programação especial de horários do terceiro pico, atualmente, envolve 19 linhas do Transcol, que operam com 51 carros extras. Estudos realizados pela Ceturb-GV mostram que os usuários de transporte que circulam nesse horário representam 10% da demanda de passageiros dos dias úteis. São estudantes e trabalhadores que dependem dos ônibus para se deslocar pela Grande Vitória.
O projeto “Terceiro Pico” está em operação desde 2011, após terem sido identificados 66 pólos geradores de demanda noturna. São 37 pólos em Vitória; 17, na Serra; 08, em Vila Velha; e 04, em Cariacica. Os horários de partida dos ônibus foram adequados aos horários de saída dos estabelecimentos, proporcionando, assim, mais conforto e agilizando o embarque dos usuários. A oferta do serviço tem garantido a chegada mais rápida aos terminais de integração, de onde partem as linhas alimentadoras que dão acesso aos bairros.
Linhas reforçadas no Terceiro Pico:
500 – T. Vila Velha / T.Itaparica, via 3ª Ponte
504 – T. Jacaraípe / T. Itacibá, via Reta da Penha
508 – T. Laranjeiras / T. Itaparica, via T. Vila Velha, 3ª Ponte, Camburi
509 – T. Carapina / T. Campo Grande, via Expedito Garcia, Reta da Penha
514 - T. Ibes / T. Vila Velha, via 3ª Ponte, Beira Mar
515 – T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira Mar
518 – T. Carapina / T. Ibes, via Serafim Derenzi
527 - T. Carapina / T. Jardim América, via Reta da Penha
532 – T. Itaparica / Pça. Eucalipto, via T. Vila Velha (circular)
559 – T. Laranjeiras / T. S. Torquato, via T. Carapina, Reta da Penha
574 – T. S. Torquato / Shopping Vitória, via Beira Mar
591 – Serra / T. Campo Grande, via Reta da Penha, BR 262
605 – T. Vila Velha / T. Ibes, via Coqueiral de Itaparica, Novo México
606 – T. Vila Velha / T. Ibes, via Coqueiral de Itaparica, Santa Inês
610 – T. Itaparica / T. Vila Velha, via Jóquei de Itaparica
708 – Porto de Santana / T. Itacibá
800 – T. Laranjeiras (circular A e B), via T. Carapina / Jardim Camburi
804 – T. Laranjeiras / Centro Industrial (circular)
831 – Bicanga / T. Carapina, via Manguinhos
Além disso, nos dez terminais de integração, 18 veículos de reserva serão disponibilizados, para que sejam acionados conforme a demanda. O diretor de Planejamento Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira, salientou que “a operação do sistema é toda monitorada pela fiscalização da Ceturb, que autorizará viagens extras, com carros de reserva, em linhas e horários nos quais se verifique a necessidade”.
Terceiro pico
A programação especial de horários do terceiro pico, atualmente, envolve 19 linhas do Transcol, que operam com 51 carros extras. Estudos realizados pela Ceturb-GV mostram que os usuários de transporte que circulam nesse horário representam 10% da demanda de passageiros dos dias úteis. São estudantes e trabalhadores que dependem dos ônibus para se deslocar pela Grande Vitória.
O projeto “Terceiro Pico” está em operação desde 2011, após terem sido identificados 66 pólos geradores de demanda noturna. São 37 pólos em Vitória; 17, na Serra; 08, em Vila Velha; e 04, em Cariacica. Os horários de partida dos ônibus foram adequados aos horários de saída dos estabelecimentos, proporcionando, assim, mais conforto e agilizando o embarque dos usuários. A oferta do serviço tem garantido a chegada mais rápida aos terminais de integração, de onde partem as linhas alimentadoras que dão acesso aos bairros.
Linhas reforçadas no Terceiro Pico:
500 – T. Vila Velha / T.Itaparica, via 3ª Ponte
504 – T. Jacaraípe / T. Itacibá, via Reta da Penha
508 – T. Laranjeiras / T. Itaparica, via T. Vila Velha, 3ª Ponte, Camburi
509 – T. Carapina / T. Campo Grande, via Expedito Garcia, Reta da Penha
514 - T. Ibes / T. Vila Velha, via 3ª Ponte, Beira Mar
515 – T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira Mar
518 – T. Carapina / T. Ibes, via Serafim Derenzi
527 - T. Carapina / T. Jardim América, via Reta da Penha
532 – T. Itaparica / Pça. Eucalipto, via T. Vila Velha (circular)
559 – T. Laranjeiras / T. S. Torquato, via T. Carapina, Reta da Penha
574 – T. S. Torquato / Shopping Vitória, via Beira Mar
591 – Serra / T. Campo Grande, via Reta da Penha, BR 262
605 – T. Vila Velha / T. Ibes, via Coqueiral de Itaparica, Novo México
606 – T. Vila Velha / T. Ibes, via Coqueiral de Itaparica, Santa Inês
610 – T. Itaparica / T. Vila Velha, via Jóquei de Itaparica
708 – Porto de Santana / T. Itacibá
800 – T. Laranjeiras (circular A e B), via T. Carapina / Jardim Camburi
804 – T. Laranjeiras / Centro Industrial (circular)
831 – Bicanga / T. Carapina, via Manguinhos