01/09/2013 14h53 - Atualizado em 21/12/2016 11h01

Transcol leva transporte e cidadania para moradores de Guarapari

O domingo começou diferente para os moradores do bairro Village do Sol, em Guarapari. Dia em que a maioria se reúne na casa de familiares ou amigos, nos campos de futebol da comunidade ou nos pequenos comércios locais para encontrar com vizinhos, este domingo, 1º de setembro de 2013, trouxe novas opções para a comunidade, que pôde mudar a rotina e ir à praia, passear nos shoppings da Grande Vitória e aproveitar aquele cineminha. É que a data marcou o início da operação do Transcol para atender o bairro, que fica localizado após a praça do pedágio na Rodovia do Sol.

“A comunidade ainda não acredita. É um sonho que se realiza e agora temos grandes expectativas. Nosso bairro vai crescer”, comemorou a presidente da Associação Amigos da Praia do Sol, Néia Lima. A linha 613 (Village do Sol / T. Itaparica, via Ponta da Fruta), que teve seu itinerário estendido em 6,5 quilômetros para atender à antiga reivindicação da comunidade, que desde 2009 luta para obter o atendimento do Sistema Transcol.

Néia lembra que muitas pessoas da região não têm emprego ou estão fora da escola por falta de transporte. “As empresas só fornecem vale para quem usa o Transcol e muitas famílias não podem arcar com passagens caras para seus filhos estudarem. Agora, isso vai mudar”, afirma a presidente da associação de moradores.

Mobilidade

“Moro aqui há sete anos e há dois parei de trabalhar em um salão, que fica em Guarapari. Meu marido tinha que ir todo dia me buscar em Setiba, pois eu não tinha como chegar em casa de outra forma”, conta a artesã Ana Maria de Jesus. Ela deixou de ser manicure e aprendeu técnicas de artesanato para melhorar a renda familiar. “Agora, se eu precisar voltar a trabalhar fora, posso ir e vir sozinha, sem depender de ninguém”.

Quem também estava feliz com o novo serviço era a técnica química Angela Maria Drosdroski: “Trabalho em Bairro de Fátima e gasto, todo dia, R$ 10,80 para ir trabalhar. Sem falar que tinha que caminhar mais de um quilômetro até chegar à rodovia. E quando chovia, ainda tínhamos que enfrentar a lama. É um sonho realizado”, desabafou, aliviada, minutos antes de embarcar pela primeira vez no ponto final da linha 613, junto com a família.

O secretário geral do Movimento Comunitário do Morro da Lagoa, Marcelo Martins, foi conferir de perto o início da operação do Transcol no bairro vizinho. “É um momento histórico. É com grande satisfação que comemoramos essa vitória para a população não só de Village do Sol, mas de toda Guarapari. É o início de coisas boas que virão para todos. Meu bairro já é atendido pela 613 e sei que agora vou andar em pé, mas temos que ser solidários e entender que nossos vizinhos também precisam do serviço”.

O diretor presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Léo Carlos Cruz, acompanhou, na manhã deste domingo, as partidas dos ônibus no ponto final de Village do Sol. “Hoje a palavra que define a sensação de todos é felicidade. Tanto para os moradores quanto para a Ceturb-GV, que pôde atender a essa antiga reivindicação. A comunidade ganha qualidade de vida e mais oportunidades de trabalho e lazer, agora que tem transporte com horários regulares”. Além de Cruz, também acompanharam a operação o diretor de Planejamento da Ceturb-GV, José Carlos Moreira, o gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta, e a responsável pelo setor de Atendimento às Comunidades, Terezinha Girardi.

Para conferir os horários de partida da linha 613, basta acessar o site http://www.ceturb.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard