13/12/2015 07h18 - Atualizado em 21/12/2016 11h08

Transcol agora também transporta cultura

De 11 a 17 de dezembro o Transcol vai fazer uma viagem diferente e divertida pelas ruas da Grande Vitória. Nesses dias, 21 passageiros especiais vão, literalmente, dar um show dentro do coletivo. Trata-se de um grupo de alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), que em uma ação inédita no Estado vai representar uma peça usando como palco um ônibus do Transcol.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a escola de teatro e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). A encenação vale como conclusão de curso dos alunos da Fafi. A peça “O último carro”, foi escrita por João da Neves durante os anos de 1964 e 1965. O enredo originalmente se desenrola dentro de um vagão de trem, mas foi adaptado para o ambiente do coletivo.
Nos dias 11, 12 e 13, as apresentações serão realizadas tendo como plateia os familiares do grupo de atores. Já nos dias 15, 16 e 17, a encenação será para convidados. Por conta do número restrito de lugares, serão cerca de 20 convidados por sessão.
O espetáculo começa às 20h, com o ônibus saindo em frente do Teatro Carlos Gomes. O veículo passará por diversas ruas de Vitória, no sentido Segunda Ponte. Circulará em Vila Velha, pela Avenida Carlos Lindenberg e retornará a Vitória pela Terceira Ponte. O percurso ainda terá duas paradas, onde os atores descerão para representar cenas específicas. Todo o trajeto levará cerca de uma hora e meia.
“A Guarda Municipal de Vitória vai acompanhar todo o percurso, pois como o ônibus não vai parar nos pontos ao longo do trecho e há algumas cenas que simulam violência, alguns usuários poderão estranhar. Assim, deixamos claro que se trata de um veículo especial, com atores, destinado às apresentações”, esclarece a coordenadora Pedagógica da Fafi, Solange Hoffman.
A diretora de Operações da Ceturb-GV, Rosane Giuberti, ressaltou que essa ação ajuda a unir ainda mais os diversos segmentos da sociedade com o transporte. “Hoje já temos como parceiros as comunidades, prefeituras, empresas e agora temos também o meio cultural associado ao transporte”, comemora.
A parceria promete novos frutos no futuro, como incluir ações realizadas em ônibus e terminais com a participação dos alunos do curso de teatro.