16/07/2008 08h56 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Terminal Vila Velha será ampliado e modernizado

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) abriu licitação pública para a elaboração de projeto executivo de ampliação e modernização do Terminal Vila Velha, que contará com extensão das áreas de embarque e desembarque de passageiros, novo sistema viário interno e externo, novos sanitários, lanchonetes, bicicletário, reforma da estrutura existente, dentre outras melhorias.

A obra integra o Projeto Transcol III, que está sendo implantado pelo Governo do Estado e compreende construção de quatro terminais (Jacaraípe, São Torquato, Jardim América e Itaparica), reforma e modernização de quatro terminais existentes (Laranjeiras, Vila Velha, Carapina e Itacibá) e novo sistema viário interligando os municípios e alguns bairros da Grande Vitória.

Atualmente, uma média de 50 mil usuários passam diariamente pelo Terminal Vila Velha, por onde circulam 13 linhas troncais, que dão acesso aos demais terminais do Sistema Transcol, e 13 linhas alimentadoras, que dão acesso aos bairros do município. A área total, que atualmente é de 8500m², passará a ser de 10500m².

O edital de licitação para a contratação dos serviços especializados de arquitetura e engenharia está disponível no site www.ceturb.es.gov.br e na sede da companhia, localizada na rua José de Carvalho, s/nº, Ilha de Santa Maria, Vitória. As propostas poderão ser entregues até as 14 horas do dia 30 de julho, quando será iniciada a abertura dos envelopes.

Benefícios

As obras irão adequar a estrutura física do terminal, inaugurado em 1989, às atuais necessidades dos usuários, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo melhores condições de circulação interna e externa, de distribuição dos pontos de parada e de organização das filas.

Além disso, o Terminal Vila Velha será desafogado com a inauguração do Terminal Itaparica, para onde serão transferidas diversas linhas, principalmente as que oferecem acesso às regiões de Terra Vermelha, Araçás e Itaparica.

Ampliação

Os serviços de ampliação incluem as áreas de embarque e desembarque de passageiros (plataformas), sistema viário interno e externo, instalação de sinalização horizontal e vertical, baias das linhas alimentadoras em 45º, a construção de mais um conjunto de sanitários, composto por banheiros feminino, masculino e família (equipado com fraldário). Também haverá novas guaritas de controle de acesso, projeto paisagístico e bicicletário.

Modernização

O projeto de modernização da infraestrutura existente abrangerá toda a infra-estrutura existente. Serão feitas melhorias na iluminação, nas ruas internas, cobertura, piso, instalações hidro-sanitárias, calçadas, paredes, pilares, instalações elétricas, entre outras.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard