10/08/2011 09h34 - Atualizado em
21/12/2016 10h59
Terminal São Torquato está funcionando 24 horas por dia
Desde 21 de agosto, o Terminal de Integração São Torquato, em Vila Velha, funciona 24 horas, integrando as 13 linhas de Serviço Noturno, conhecidas como “bacuraus”. Desta forma, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) implantou uma rede noturna, com linhas integradas, que permitem pagamento de tarifa única.
De acordo com a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, a medida visa dar mais agilidade e segurança às pessoas que utilizam o transporte coletivo de madrugada e integra o plano de mobilidade urbana conduzido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).
“A Ceturb-GV recebeu essa demanda do Governo e estudou uma forma de ampliar o atendimento oferecido nas linhas noturnas, sem gerar custos. Optamos por integrar as 13 linhas ao Terminal São Torquato, uma vez que todas elas partem de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana em direção ao Centro de Vitória e esse terminal é centralizado em relação ao sistema”, explicou Denise.
“Assim, quem saía da Serra para Cariacica e precisava pegar outro ônibus no Centro de Vitória, pagando tarifa complementar, passou a pagar tarifa única e aguardar dentro do terminal, com mais conforto e segurança”, acrescentou a diretora-presidente da companhia.
Linhas Noturnas
As 13 linhas do Serviço Noturno do Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória partem de bairros de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, sempre em direção à região central da capital, onde faziam retorno. Os itinerários contemplam os principais eixos viários da Região Metropolitana. A operação do serviço é iniciada à meia-noite, quando se encerra a circulação das linhas regulares do Sistema Transcol e a última viagem é realizada às 4h45.
As linhas que partem de Vila Velha, Viana e Cariacica em direção ao Centro têm como destino o Hospital São Lucas. Com a novidade, elas continuam indo até o hospital, mas todas entram no Terminal São Torquato para embarque e desembarque de passageiros durante o trajeto. Já as linhas que saem da Serra, tinham como ponto final a Rodoviária de Vitória. Agora, elas têm como destino o Terminal São Torquato.
Confira o que mudou
Linha 622
Como era: Praia da Costa / Hosp. São Lucas - via Lindenberg
Como ficou: Praia da Costa / Hospital São Lucas – via Lindenberg / Terminal São Torquato
Linha 628
Como era: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás
Como ficou: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás / Terminal São Torquato
Linha 634
Como era: Terra Vermelha / Hosp. São Lucas - via 3ª Ponte (circular)
Como ficou: Terra Vermelha / Terminal São Torquato
Linha 735
Como era: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari
Como ficou: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari / Terminal São Torquato
Linha 774
Como era: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu
Como ficou: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu / Terminal São Torquato
Linha 775
Como era: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco
Como ficou: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco / Terminal São Torquato
Linha 776
Como era: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho
Como ficou: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho via Terminal São Torquato
Linha 777
Como era: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha
Como ficou: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha / Terminal São Torquato
Linha 835
Como era: Serra / Rodoviária - via BR-101
Como ficou: Serra / Terminal São Torquato – via BR-101
Linha 836
Como era: Serra Dourada I / Rodoviária - via Serra dourada III / Eldorado
Como ficou: Serra Dourada I / Terminal São Torquato – via Serra dourada III / Eldorado
Linha 837
Como era: Nova Almeida / Rodoviária - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi
Como ficou: Nova Almeida / Terminal São Torquato - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi
Linha 838
Como era: Balneáio de Carapebus / Rodoviária - via Bicanga / Cidade Continental
Como ficou: Balneáio de Carapebus / Terminal São Torquato - via Bicanga / Cidade Continental
Linha 927
Como era: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia
Como ficou: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia / Terminal São Torquato
De acordo com a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, a medida visa dar mais agilidade e segurança às pessoas que utilizam o transporte coletivo de madrugada e integra o plano de mobilidade urbana conduzido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).
“A Ceturb-GV recebeu essa demanda do Governo e estudou uma forma de ampliar o atendimento oferecido nas linhas noturnas, sem gerar custos. Optamos por integrar as 13 linhas ao Terminal São Torquato, uma vez que todas elas partem de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana em direção ao Centro de Vitória e esse terminal é centralizado em relação ao sistema”, explicou Denise.
“Assim, quem saía da Serra para Cariacica e precisava pegar outro ônibus no Centro de Vitória, pagando tarifa complementar, passou a pagar tarifa única e aguardar dentro do terminal, com mais conforto e segurança”, acrescentou a diretora-presidente da companhia.
Linhas Noturnas
As 13 linhas do Serviço Noturno do Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória partem de bairros de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, sempre em direção à região central da capital, onde faziam retorno. Os itinerários contemplam os principais eixos viários da Região Metropolitana. A operação do serviço é iniciada à meia-noite, quando se encerra a circulação das linhas regulares do Sistema Transcol e a última viagem é realizada às 4h45.
As linhas que partem de Vila Velha, Viana e Cariacica em direção ao Centro têm como destino o Hospital São Lucas. Com a novidade, elas continuam indo até o hospital, mas todas entram no Terminal São Torquato para embarque e desembarque de passageiros durante o trajeto. Já as linhas que saem da Serra, tinham como ponto final a Rodoviária de Vitória. Agora, elas têm como destino o Terminal São Torquato.
Confira o que mudou
Linha 622
Como era: Praia da Costa / Hosp. São Lucas - via Lindenberg
Como ficou: Praia da Costa / Hospital São Lucas – via Lindenberg / Terminal São Torquato
Linha 628
Como era: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás
Como ficou: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás / Terminal São Torquato
Linha 634
Como era: Terra Vermelha / Hosp. São Lucas - via 3ª Ponte (circular)
Como ficou: Terra Vermelha / Terminal São Torquato
Linha 735
Como era: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari
Como ficou: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari / Terminal São Torquato
Linha 774
Como era: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu
Como ficou: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu / Terminal São Torquato
Linha 775
Como era: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco
Como ficou: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco / Terminal São Torquato
Linha 776
Como era: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho
Como ficou: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho via Terminal São Torquato
Linha 777
Como era: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha
Como ficou: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha / Terminal São Torquato
Linha 835
Como era: Serra / Rodoviária - via BR-101
Como ficou: Serra / Terminal São Torquato – via BR-101
Linha 836
Como era: Serra Dourada I / Rodoviária - via Serra dourada III / Eldorado
Como ficou: Serra Dourada I / Terminal São Torquato – via Serra dourada III / Eldorado
Linha 837
Como era: Nova Almeida / Rodoviária - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi
Como ficou: Nova Almeida / Terminal São Torquato - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi
Linha 838
Como era: Balneáio de Carapebus / Rodoviária - via Bicanga / Cidade Continental
Como ficou: Balneáio de Carapebus / Terminal São Torquato - via Bicanga / Cidade Continental
Linha 927
Como era: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia
Como ficou: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia / Terminal São Torquato