24/04/2009 13h16 - Atualizado em
21/12/2016 10h53
Terminal Itaparica já está funcionando
No último domingo (26), entrou em operação o Terminal Itaparica, localizado em Vila Velha. A obra integra o Transcol III, maior projeto de infraestrutura de transportes urbanos já desenvolvido no Espírito Santo, com investimentos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A expectativa da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) é atender uma média diária de 60 mil usuários.
Cinco linhas foram especialmente criadas para o início da operação do novo terminal e 17 linhas existentes tiveram alterações. Nove linhas foram transferidas do Terminal Vila Velha, que foi desafogado com a redução de aproximadamente 50% de sua demanda diária.
Duas linhas que se integravam no Terminal Ibes passaram a fazer integração no novo terminal, para onde foi estendido o itinerário de outras seis linhas, que atendem aos terminais Vila Velha e Itaparica.
Governo investe aproximadamente R$ 12,4 milhões
Gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), a obra do Terminal de Itaparica recebeu um investimento de cerca de R$ 12,4 milhões. Para a construção foram utilizados materiais que combinam beleza, durabilidade e funcionalidade, aliados a um reduzido custo de manutenção.
“Essa obra foi executada seguindo o alto padrão exigido pelo Governo do Estado, com a utilização de materiais de qualidade, que vão oferecer conforto e segurança aos usuários do Sistema Transcol”, informou a diretora-geral do Iopes, Marilza Barboza.
A cobertura utiliza telhas autoportantes, que permitem grandes vãos e eliminam a necessidade de estruturas intermediárias de apoio. Em toda a fachada foram aplicadas chapas de alumínio alubond, uma moderna tecnologia que associa resistência e leveza. O fechamento lateral das marquises foi feito com brises metálicos, que favorecem a ventilação e a incidência de luz, contribuindo com a redução do consumo energético.
Para a pavimentação do piso foi utilizado granilite de alta resistência; os módulos foram revestidos externamente com patilhas cerâmicas esmaltadas; e as bancadas dos banheiros são em granito. E para agregar mais beleza ao empreendimento, a cobertura da entrada do Terminal foi construída com telha translúcida.
A obra teve um início complicado, foi necessária a retirada de solo orgânico e sua substituição com aterro, compactação e tratamento geotécnico. Este trabalho durou mais de um ano e, numa segunda fase, que teve início em março de 2008, a obra se acelerou e pôde ser concluída na segunda quinzena de abril deste ano.
Bairros Atendidos
Araçás, Ulisses Guimarães, João Goulart, Vale Encantado, Nomília, Barra do Jucu, Balneário Ponta da Fruta, 23 de Maio, Ponta da Fruta, Parque Residencial Terra Vermelha, Interlagos, Itaparica, Cidade da Barra, Praia das Garças, Jóquei de Itaparica, Riviera da Barra, São Conrado, Aeroclube, Santa Paula I, Santa Paula II, Retiro do Congo, Darly Santos, Pontal das Garças, Recanto da Sereia, Praia dos Recifes, Guaranhuns, Morada da Barra, Nova Itaparica, Barramares, Jabaeté, Praia da Costa, Itapoã, Divino Espírito Santo, Ibes, Brisamar, Jardim Colorado, Novo México, Praia das Conchas, Recanto dos Pássaros, Vila Nova, Morada do Sol, Praia do Sol, Maria Ortiz.
Programação
Novas Linhas
551 – Terminal Jacaraípe / Terminal Itaparica via ES010 - Terminal Carapina -Fernando Ferrari - 3ª Ponte (circula nos horários de pico da manhã e da tarde)
557 – Terminal Itaparica / Terminal Vila Velha via Darly Santos – Lindenberg – 2ª Ponte – av. Vitória – 3ª Ponte
560 – Terminal Laranjeiras / Terminal Itaparica via BR101 – Terminal Carapina – Camburi – 3ª Ponte (circula nos horários de pico da manhã e da tarde)
655 – Terminal Itaparica / Santa Paula (circular)
656 – Terminal Itaparica / Terminal Vila Velha via Rodovia do Sol
Linhas que terão itinerário estendido para o Terminal Itaparica
501 – Terminal Jacaraípe / Terminal Itaparica via ES010 – Terminal Carapina – Fernando Ferrari - 3ª Ponte – Terminal Vila Velha
508 – Terminal Laranjeiras / Terminal Itaparica via BR101 – Terminal Carapina – Camburi – 3ª Ponte – Terminal Vila Velha
532 – Terminal Itaparica / Terminal Dom Bosco via Terminal Vila Velha – 3ª Ponte – Praça do Eucalipto
555 – Terminal Itaparica/ Ufes via Itaparica – 3ª Ponte – Fernando Ferrari
600 – Terminal Itaparica / Terminal Ibes via Araçás
611 – Terminal Itaparica / Terminal Vila Velha via Itapoã – Praia da Costa
Linhas que deixam de integrar no Terminal Ibes e passam a integrar no Terminal Itaparica
588 – Terminal Campo Grande / Terminal Itaparica via Itapemirim – Vale Encantado
652 – Terminal Itaparica / Darly Santos (circular)
Linhas que deixam de integrar no Terminal Vila Velha e passam a integrar no Terminal Itaparica
609 - Barra do Jucu / Terminal Itaparica
612 – Parque Residencial Terra Vermelha / Terminal Itaparica via Ulisses Guimarães
613 – Ponta da Fruta / Terminal Itaparica via Rodovia do Sol
616 – Morada da Barra / Terminal Itaparica via Barramares
617 – João Goulart / Terminal Itaparica via av. Califórnia
618 – Terminal Itaparica / São Conrado (circular)
619 – Balneário Ponta da Fruta / Terminal Itaparica via Rodovia do Sol
653 – Bairro Normília / Terminal Itaparica via Ulisses Guimarães
654 – Lagoa de Jabaeté / Terminal Itaparica via av. Amaral Peixoto
A expectativa da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) é atender uma média diária de 60 mil usuários.
Cinco linhas foram especialmente criadas para o início da operação do novo terminal e 17 linhas existentes tiveram alterações. Nove linhas foram transferidas do Terminal Vila Velha, que foi desafogado com a redução de aproximadamente 50% de sua demanda diária.
Duas linhas que se integravam no Terminal Ibes passaram a fazer integração no novo terminal, para onde foi estendido o itinerário de outras seis linhas, que atendem aos terminais Vila Velha e Itaparica.
Governo investe aproximadamente R$ 12,4 milhões
Gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), a obra do Terminal de Itaparica recebeu um investimento de cerca de R$ 12,4 milhões. Para a construção foram utilizados materiais que combinam beleza, durabilidade e funcionalidade, aliados a um reduzido custo de manutenção.
“Essa obra foi executada seguindo o alto padrão exigido pelo Governo do Estado, com a utilização de materiais de qualidade, que vão oferecer conforto e segurança aos usuários do Sistema Transcol”, informou a diretora-geral do Iopes, Marilza Barboza.
A cobertura utiliza telhas autoportantes, que permitem grandes vãos e eliminam a necessidade de estruturas intermediárias de apoio. Em toda a fachada foram aplicadas chapas de alumínio alubond, uma moderna tecnologia que associa resistência e leveza. O fechamento lateral das marquises foi feito com brises metálicos, que favorecem a ventilação e a incidência de luz, contribuindo com a redução do consumo energético.
Para a pavimentação do piso foi utilizado granilite de alta resistência; os módulos foram revestidos externamente com patilhas cerâmicas esmaltadas; e as bancadas dos banheiros são em granito. E para agregar mais beleza ao empreendimento, a cobertura da entrada do Terminal foi construída com telha translúcida.
A obra teve um início complicado, foi necessária a retirada de solo orgânico e sua substituição com aterro, compactação e tratamento geotécnico. Este trabalho durou mais de um ano e, numa segunda fase, que teve início em março de 2008, a obra se acelerou e pôde ser concluída na segunda quinzena de abril deste ano.
Bairros Atendidos
Araçás, Ulisses Guimarães, João Goulart, Vale Encantado, Nomília, Barra do Jucu, Balneário Ponta da Fruta, 23 de Maio, Ponta da Fruta, Parque Residencial Terra Vermelha, Interlagos, Itaparica, Cidade da Barra, Praia das Garças, Jóquei de Itaparica, Riviera da Barra, São Conrado, Aeroclube, Santa Paula I, Santa Paula II, Retiro do Congo, Darly Santos, Pontal das Garças, Recanto da Sereia, Praia dos Recifes, Guaranhuns, Morada da Barra, Nova Itaparica, Barramares, Jabaeté, Praia da Costa, Itapoã, Divino Espírito Santo, Ibes, Brisamar, Jardim Colorado, Novo México, Praia das Conchas, Recanto dos Pássaros, Vila Nova, Morada do Sol, Praia do Sol, Maria Ortiz.
Programação
Novas Linhas
551 – Terminal Jacaraípe / Terminal Itaparica via ES010 - Terminal Carapina -Fernando Ferrari - 3ª Ponte (circula nos horários de pico da manhã e da tarde)
557 – Terminal Itaparica / Terminal Vila Velha via Darly Santos – Lindenberg – 2ª Ponte – av. Vitória – 3ª Ponte
560 – Terminal Laranjeiras / Terminal Itaparica via BR101 – Terminal Carapina – Camburi – 3ª Ponte (circula nos horários de pico da manhã e da tarde)
655 – Terminal Itaparica / Santa Paula (circular)
656 – Terminal Itaparica / Terminal Vila Velha via Rodovia do Sol
Linhas que terão itinerário estendido para o Terminal Itaparica
501 – Terminal Jacaraípe / Terminal Itaparica via ES010 – Terminal Carapina – Fernando Ferrari - 3ª Ponte – Terminal Vila Velha
508 – Terminal Laranjeiras / Terminal Itaparica via BR101 – Terminal Carapina – Camburi – 3ª Ponte – Terminal Vila Velha
532 – Terminal Itaparica / Terminal Dom Bosco via Terminal Vila Velha – 3ª Ponte – Praça do Eucalipto
555 – Terminal Itaparica/ Ufes via Itaparica – 3ª Ponte – Fernando Ferrari
600 – Terminal Itaparica / Terminal Ibes via Araçás
611 – Terminal Itaparica / Terminal Vila Velha via Itapoã – Praia da Costa
Linhas que deixam de integrar no Terminal Ibes e passam a integrar no Terminal Itaparica
588 – Terminal Campo Grande / Terminal Itaparica via Itapemirim – Vale Encantado
652 – Terminal Itaparica / Darly Santos (circular)
Linhas que deixam de integrar no Terminal Vila Velha e passam a integrar no Terminal Itaparica
609 - Barra do Jucu / Terminal Itaparica
612 – Parque Residencial Terra Vermelha / Terminal Itaparica via Ulisses Guimarães
613 – Ponta da Fruta / Terminal Itaparica via Rodovia do Sol
616 – Morada da Barra / Terminal Itaparica via Barramares
617 – João Goulart / Terminal Itaparica via av. Califórnia
618 – Terminal Itaparica / São Conrado (circular)
619 – Balneário Ponta da Fruta / Terminal Itaparica via Rodovia do Sol
653 – Bairro Normília / Terminal Itaparica via Ulisses Guimarães
654 – Lagoa de Jabaeté / Terminal Itaparica via av. Amaral Peixoto