07/10/2008 08h05 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Terminal Itaparica começou a receber cobertura metálica nesta semana

Quem passa em frente ao futuro Terminal de Itaparica já tem idéia da imponência do empreendimento. A construção está avançada e, no momento, 65% das obras já foram concluídas. A instalação da estrutura metálica foi finalizada e a cobertura começou a ser montada.
Foi concluída a pavimentação das vias; a construção dos cinco módulos, que contemplam sanitários masculino e feminino; lojas e salas de administração; as áreas de embarque e desembarque dos passageiros (plataformas); a concretagem dos pilares. A cobertura, que foi construída fora do Estado, deverá estar pronta até o final de outubro. A obra está sendo gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).
Localização
O Terminal de Itaparica está sendo implantado na Rodovia Darly Santos, próximo ao trevo com a Rodovia do Sol, no bairro de Itaparica, no município de Vila Velha.
A localização do Terminal é privilegiada por se tratar de um entroncamento viário de corredores estruturais do município, o que favorece a acessibilidade de um grande número de bairros e ligação direta com os terminais de Vila Velha e Campo Grande (via Corredor Leste-Oeste, que está em construção), com a conseqüente otimização da rede troncal. Foi concebido para desafogar o Terminal Vila Velha e absorver as demandas futuras de sua região de influência.
Benefícios do Terminal Itaparica

- Desafoga os Terminais Vila Velha e Ibes;
- Viabiliza a expansão de rede troncal que atualmente se encerra no Terminal Vila Velha, e que não atende mais ao adensamento urbano ocorrido nas periferias, especialmente na região litorânea;
- Absorve o crescimento acelerado da região de Coqueiral de Itaparica, Itaparica, Grande Barra do Jucu, Grande Ponta da Fruta, além dos grandes empreendimentos da região, tais como novos loteamentos, shopping centers, centros de ensino, hotéis, entre outros;
- Permite a implantação de um novo corredor de transporte urbano ligando Cariacica a Vila Velha pelo futuro eixo viário Leste/Oeste, interligando os terminais de Campo Grande, Itaparica, Vila Velha e Ibes.
- O Terminal Itaparica possibilitará o atendimento direto dos desejos de deslocamentos dos usuários de 32 comunidades diferentes do município de Vila Velha: Araçás, Ulisses Guimarães, João Goulart, Vale Encantado, Dona Nomília, Barra do Jucu, Balneário Ponta da Fruta, 13 de Maio, Bairro Monazita, Praia Ponta da Fruta, Terra Vermelha, Vila Maria Ortiz, Loteamento Praia Sol, Itanhangá, Itaparica, Cidade da Barra, Praia das Garças, Jóquei Clube, Jardim Praia da Concha, Loteamento Mangal, Morada do Sol, Loteamento Estrela, Riviera da Barra, São Conrado, Aeroclube do ES, Interlagos I, Loteamento Santa Paula, Retiro do Congo, Interlagos II, Conjunto Darly Santos, Portal das Garças e Praia do Ulé.

Características físicas e operacionais do Terminal Itaparica,

Total de baias: 38, incluindo quatro berços duplos para veículos articulados;
Área coberta: 9.430,84 m²
Área do terreno: 39.658,82 m²
Previsão de linhas de ônibus integradas:
Troncais – 12
Alimentadoras – 10
Operação

A operação do Terminal Itaparica (linhas integradas, itinerários, quadro horário) será definida pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) em conjunto com representantes dos bairros diretamente beneficiados. Os estudos estão em fase inicial e serão apresentados às comunidades em reuniões.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard