06/10/2016 11h54 - Atualizado em
21/12/2016 11h54
Terminal Itacibá inaugura nova plataforma neste ano
A nova plataforma do Terminal Itacibá será entregue aos usuários do Sistema Transcol, até o final desde ano. A estrutura vai dobrar a capacidade do terminal, que passará a ter vinte baias a mais, totalizando 36. A modernização do terminal vai beneficiar diretamente a usuários de 34 bairros, que terão mais conforto e melhores condições de circulação. As manobras de embarque e desembarque também serão facilitadas.
A obra de reforma e ampliação está sendo executada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e segue o cronograma previsto, segundo informações do diretor geral, Daniel Rosa. Ele explicou que após a entrega da nova plataforma, todo o serviço será transferido para a unidade para dar início à segunda etapa da obra. Esta fase será executada no início de 2017, com previsão de conclusão no final do mesmo ano.
Por ser um dos mais antigos terminais de integração da Grande Vitória, o local já estava com a capacidade no limite. Para o diretor de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira, a modernização do Terminal Itacibá vai permitir ganhos à população e a quem trabalha diariamente no local. “Com a ampliação não está descartada implantação de novos serviços, como novas lanchonetes, bem como o remanejamento de linhas de outros terminais, por exemplo”.
A nova plataforma será interligada, por meio de passagem coberta, à plataforma existente, que também terá melhorias. A plataforma atual será reformada e terá sua cobertura ampliada para dar mais proteção aos usuários. A área de acesso dos pedestres também será ampliada. Os motoristas e cobradores vão ganhar uma sala de descanso. A edificação onde se localiza a Administração será reformada.
Em todo o Terminal, está prevista a substituição de praticamente todos os sistemas de infraestrutura e complementares, como: redes de água; esgoto; drenagem e energia elétrica, e iluminação, inclusive de emergência; sistema de proteção contra descarga atmosféricas e rede de combate e prevenção contra incêndios. Toda a instalação elétrica e de telefonia será substituída.
Estão previstas, ainda, a construção de um conjunto de sanitários com fraldário, lanchonete, bicicletário e um novo sistema de comunicação visual será instalado, bem como novos bancos e lixeiras.
Os bairros atendidos
Os 34 bairros atendidos pelas 28 linhas que passam pelo Terminal Itacibá são: Nova Brasília, Itanguá, Rio Branco, Oriente, Itacibá, Bairro Expedito, Novo Brasil, Santana, Tabajara, Vila Merlo, Porto Belo, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto Santana, Santa Rosa, Nova Valverde, Prolar, Bairro Aparecida, Bairro Planeta, Vila Prudêncio, Vila Graúna, Bairro Retiro, Porto Novo, Porto de Cariacica, Cariacica Sede, Areinha, Tucum, Antônio Ferreira Borges, Roda D’Água, Alice Coutinho, Piapitangui, Araçatiba e Valverde.
O projeto
Construção
Existente: 2.936,73 m²
A construir: 4.701,58 m²
Total: 7.638,31 m²
Baias de embarque/desembarque
Atualmente: 11 baias a 45 graus
05 baias paralelas
Com a nova plataforma: 14 baias a 45 graus (2 na plataforma 1, já existente +12 na plataforma 2)
6 baias paralelas (na plataforma 2)
Ao fim da obra: 25 baias a 45 graus
11 baias paralelas
Total: 36 baias (20 novas)
Valor da obra: R$ 10.979.378,44 – recursos da Setop
Percentual executado: 51,92%
A obra de reforma e ampliação está sendo executada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e segue o cronograma previsto, segundo informações do diretor geral, Daniel Rosa. Ele explicou que após a entrega da nova plataforma, todo o serviço será transferido para a unidade para dar início à segunda etapa da obra. Esta fase será executada no início de 2017, com previsão de conclusão no final do mesmo ano.
Por ser um dos mais antigos terminais de integração da Grande Vitória, o local já estava com a capacidade no limite. Para o diretor de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira, a modernização do Terminal Itacibá vai permitir ganhos à população e a quem trabalha diariamente no local. “Com a ampliação não está descartada implantação de novos serviços, como novas lanchonetes, bem como o remanejamento de linhas de outros terminais, por exemplo”.
A nova plataforma será interligada, por meio de passagem coberta, à plataforma existente, que também terá melhorias. A plataforma atual será reformada e terá sua cobertura ampliada para dar mais proteção aos usuários. A área de acesso dos pedestres também será ampliada. Os motoristas e cobradores vão ganhar uma sala de descanso. A edificação onde se localiza a Administração será reformada.
Em todo o Terminal, está prevista a substituição de praticamente todos os sistemas de infraestrutura e complementares, como: redes de água; esgoto; drenagem e energia elétrica, e iluminação, inclusive de emergência; sistema de proteção contra descarga atmosféricas e rede de combate e prevenção contra incêndios. Toda a instalação elétrica e de telefonia será substituída.
Estão previstas, ainda, a construção de um conjunto de sanitários com fraldário, lanchonete, bicicletário e um novo sistema de comunicação visual será instalado, bem como novos bancos e lixeiras.
Os bairros atendidos
Os 34 bairros atendidos pelas 28 linhas que passam pelo Terminal Itacibá são: Nova Brasília, Itanguá, Rio Branco, Oriente, Itacibá, Bairro Expedito, Novo Brasil, Santana, Tabajara, Vila Merlo, Porto Belo, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto Santana, Santa Rosa, Nova Valverde, Prolar, Bairro Aparecida, Bairro Planeta, Vila Prudêncio, Vila Graúna, Bairro Retiro, Porto Novo, Porto de Cariacica, Cariacica Sede, Areinha, Tucum, Antônio Ferreira Borges, Roda D’Água, Alice Coutinho, Piapitangui, Araçatiba e Valverde.
O projeto
Construção
Existente: 2.936,73 m²
A construir: 4.701,58 m²
Total: 7.638,31 m²
Baias de embarque/desembarque
Atualmente: 11 baias a 45 graus
05 baias paralelas
Com a nova plataforma: 14 baias a 45 graus (2 na plataforma 1, já existente +12 na plataforma 2)
6 baias paralelas (na plataforma 2)
Ao fim da obra: 25 baias a 45 graus
11 baias paralelas
Total: 36 baias (20 novas)
Valor da obra: R$ 10.979.378,44 – recursos da Setop
Percentual executado: 51,92%