12/01/2009 12h39 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Terminal de Itaparica beneficiará moradores de 32 bairros

Previsto para entrar em operação no primeiro semestre de 2009, o Terminal de Itaparica, que está sendo construído pelo Governo do Estado em Vila Velha, beneficiará moradores de aproximadamente 32 comunidades do município.

O novo terminal, que irá desafogar os terminais de Vila Velha e Ibes, está sendo implantado na Rodovia Darly Santos, próximo ao trevo com a Rodovia do Sol. Sua localização é privilegiada por se tratar de um entroncamento viário de corredores estruturais do município, o que favorece a acessibilidade de um grande número de bairros e ligação direta com os terminais e Vila Velha e Campo Grande via Corredor Leste-oeste, que está em construção.

Bairros diretamente beneficiados:

Araçás, Ulisses Guimarães, João Goulart, Vale Encantado, Dona Nomília, Barra do Jucu, Balneário Ponta da Fruta, 13 de Maio, Bairro Monazita, Praia Ponta da Fruta, Terra Vermelha, Vila Maria Ortiz, Loteamento Praia Sol, Itanhangá, Itaparica, Cidade da Barra, Praia das Garças, Jóquei Clube, Jardim Praia da Concha, Lot. Mangal, Morada do Sol, Loteamento Estrela, Riviera da Barra,
São Conrado , Aeroclube do ES, Interlagos I, Loteamento Santa Paula, Retiro do Congo , Interlagos II, Conjunto Darly Santos, Portal das Garças e Praia do Ulé.

Características físicas e operacionais do Terminal Itaparica

Total de baias: 38, incluindo quatro berços duplos para veículos articulados
Área coberta: 9.430,84 m²
Área do terreno: 39.658,82 m²
Previsão de linhas de ônibus integradas:
Troncais – 12
Alimentadoras – 10

Operação

A operação do Terminal Itaparica (linhas integradas, itinerários, quadro horário) será definida pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) em conjunto com representantes dos bairros diretamente beneficiados. Os estudos estão em fase inicial e serão apresentados às comunidades em reuniões.