03/07/2014 09h20 - Atualizado em 21/12/2016 11h04

Terminal Campo Grande é o primeiro a contar com câmeras de videomonitoramento e internet wi-fi no ES

Os cerca de 40 mil passageiros do Sistema Transcol que utilizam diariamente o Terminal Campo Grande passam a contar com duas novidades a partir desta quinta-feira (03): câmeras de videomonitoramento e acesso gratuito à internet. O terminal é o primeiro, dos dez espalhados pela Grande Vitória, a contar com os dois serviços. Dentro de 60 dias, todos os demais terminais estarão equipados e em funcionamento.
No Terminal Campo Grande foram instaladas 21 câmeras. Dentre os equipamentos, há unidades fixas e unidades giratórias (PTZ – Pan Tilt Zoom), todas Full HD, que farão o monitoramento da operação dos ônibus dentro do terminal e no seu entorno. Posteriormente, serão realizados convênios com o Ciodes e com os centros de monitoramento das prefeituras para que eles recebam as imagens, em tempo real, com o objetivo de colaborar com a segurança.
Cada terminal terá uma sala de apoio de controle, mas haverá uma central na sede da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), que receberá as imagens dos dez terminais. Dessa forma, será possível observar toda a operação do sistema e realizar as interferências necessárias para cada tipo de situação identificada, como, por exemplo, liberar carros extras para atender à demanda de uma determinada linha.
A entrega dos novos serviços foi realizada em cerimônia no Terminal Campo Grande, com a presença do governador Renato Casagrande, que ressaltou a importância dos novos serviços para a população. “Vai aumentar a segurança nos terminais, evitando furtos, roubos e atos de violência, porque as câmeras vão inibir tais ações. Além disso as imagens também serão disponibilizadas para o Ciodes e para a secretaria de segurança da Prefeitura, o que vai facilitar na investigação de crimes”.
O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, destacou a importância das novas ferramentas para melhorias na operação do sistema e no serviço ofertado ao usuário. “As câmeras possuem alta tecnologia. Será possível monitorar tudo o que acontece dentro dos terminais, 24 horas por dia e em tempo real, o que favorece também a operação, quanto à segurança”, disse.
Para o diretor-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Léo Carlos Cruz, a instalação das câmeras vai ajudar a melhorar a operação do sistema nos terminais, pois será possível monitorar de perto a movimentação dos ônibus e dos usuários. “Além de acompanhar a operação da sala de apoio no terminal, teremos ainda o acompanhamento na nossa central, que fica na sede da Ceturb”.
O investimento para a instalação do serviço, nos dez terminais, é de R$ 1.463.211,58. Já a manutenção é de cerca de R$ 50 mil por mês, por terminal. Serão instaladas 122 câmeras nos terminais, podendo chegar a 200, conforme a necessidade de cada um.
Wi-fi
Para entrar na rede wi-fi pelo celular, tablet ou notebook dentro do terminal, o usuário terá que encontrar a rede Ceturb wi-fi, abrir o navegador e se cadastrar. Depois, abrir seu e-mail para confirmar o cadastro. Só será possível fazer um cadastro por aparelho. A cada vez que for acessar, o usuário terá de efetuar o login, por meio de nome de usuário e senha. Será permitida a navegação durante duas horas por dia.
Na solenidade de entrega dos novos serviços, também estiveram presentes o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, o secretário de Segurança Pública, André Garcia, o diretor de Planejamento, José Carlos Moreira, e a diretora de Operações, Rosane Giuberti, ambos da Ceturb-GV, dentre outras autoridades.