11/11/2008 13h37 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Terminais do Sistema Transcol ganham modernos painéis de informação

Os usuários do Transcol, visitantes, turistas e pessoas que não costumam andar de ônibus diariamente, mas que, eventualmente, utilizam o sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, contarão com uma novidade nos terminais de integração do sistema. Todos eles receberão modernos painéis de informação para auxiliar os usuários a se localizar e realizar seus deslocamentos.

O primeiro terminal a receber o painel, que possui 3m de largura por 1,5m de altura, foi o de Vila Velha. Os próximos serão instalados entre janeiro e fevereiro de 2009 nos terminais Laranjeiras, na Serra, e Campo Grande, em Cariacica. Todos os terminais, inclusive São Torquato, Jardim América e Itaparica, que estão em construção, também receberão os painéis em 2009.

O modelo foi desenvolvido pela Gerência de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e é o mais moderno diagrama de rede de transporte por ônibus do Brasil. Nem mesmo as regiões metropolitanas com os mais desenvolvidos sistemas de transporte, como o de São Paulo, Curitiba e Campinas, apresentam sistema de informações tão completo e inovador nos terminais.

Com uma linguagem visual que utiliza diversas cores, mapa estilizado da cidade com os contornos dos bairros e com os traçados simplificados de cada linha, os usuários terão facilidade em identificar a localização do terminal Vila Velha em relação ao município e aos demais terminais, bem como as linhas que dão acesso a eles e às principais vias da Grande Vitória.

Todas as linhas alimentadoras, que ligam os terminais aos bairros, assim como todas as regiões atendidas por cada uma, serão identificadas. Os usuários não familiarizados com o terminal e aqueles que precisarem pegar ônibus numa linha que não é a costumeira, também encontrarão mais praticidade para embarcar, pois o painel de cada terminal conta com uma planta de situação do mesmo e indicações das baias de cada linha.

Vila Velha: Convento da Penha, praias e Teatro Municipal

O painel recém instalado no Terminal Vila Velha possui, ainda, uma planta que indica a localização do terminal em relação aos principais pontos de atração do município, como o Convento da Penha, as praias, Teatro Municipal, hospitais, igrejas, escolas, shopping, prefeitura e outros espaços públicos localizados em seus arredores. Facilmente os usuários identificarão as linhas de ônibus que dão acesso a esses pontos.

Outra novidade é que turistas estrangeiros terão mais facilidade, uma vez que o painel é bilíngüe e traz informações em inglês.