02/12/2008 18h06 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Sistema Transcol será apresentado em fórum nacional sobre transporte e trânsito

A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, fará uma apresentação do Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória aos participantes da 67ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, que acontece no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, nesta quarta (03) e quinta-feira (04).

O evento é realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e reúne secretários e dirigentes de transporte e trânsito, periodicamente, em diversas cidades brasileiras, para debater questões relativas ao tema, trocar experiências e propor soluções para a melhoria da mobilidade urbana nas cidades.

A palestra sobre o Sistema Transcol acontecerá nesta quarta-feira (03), às 10 horas.

Sistema Transcol é referência no Brasil

O Transcol é um dos mais avançados sistemas de transporte metropolitano no Brasil e é referência para outras regiões pelo fato de ser uma rede integrada, de ampla capilaridade, ligando um extremo a outro da Grande Vitória, com o pagamento de uma única tarifa, independente do tempo gasto nos deslocamentos e do número de integrações efetuadas nos terminais.

Outro destaque para o sistema é o Transcol Social, projeto pelo qual o Governo do Estado subsidia a gratuidade integral dos estudantes de Ensino Médio da Rede Pública, a gratuidade parcial dos demais estudantes e o passe-livre de idosos e pessoas com deficiência, além de uma porcentagem da tarifa paga por cada usuário. Além disso, aos domingos, os usuários que pagam suas passagens em dinheiro, têm desconto de R$0,30. Isso faz da tarifa do Transcol uma das mais baratas entre as tarifas metropolitanas.

Corredores exclusivos para ônibus ampliarão mobilidade na GV

Outro projeto do Governo do Estado que coloca o Sistema Transcol entre os mais avançados do país é a rede de 108km de corredores exclusivos para ônibus, cujos estudos já foram iniciados. Com os corredores, os ônibus sairão do congestionamento, ganharão mais velocidade, tornando o transporte coletivo mais, rápido, pontual e atrativo.

Acessibilidade

A Região Metropolitana da Grande Vitória também foi a uma das primeiras a ter ônibus adaptados para pessoas com deficiência, em cumprimento à Lei da Acessibilidade, que prevê que até 2014 todas as frotas de ônibus, espaços e prédios públicos do Brasil ofereçam plenas condições de mobilidade. Os novos ônibus são equipados com elevadores hidráulicos para cadeirantes, espaço para afixação de cadeira de rodas, assentos especiais para obesos e para deficientes visuais viajarem acompanhados de cães-guia devidamente treinados e credenciados.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard