10/11/2008 09h55 - Atualizado em
21/12/2016 10h52
Rede Transcol Acessível amplia mobilidade das pessoas com deficiência
Ampliar a acessibilidade, garantindo a inclusão no Sistema Transcol das pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que tenham condições de deslocamento de forma autônoma e segura. Esse é o objetivo da Rede Transcol Acessível (RTA), projeto que a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) irá colocar em prática no mês de dezembro.
A RTA consiste na definição de horários de viagens que devem ser cumpridas em linhas específicas com os novos ônibus adaptados para pessoas com deficiência. Os veículos possuem elevador hidráulico, espaço para fixação de cadeira de rodas, assentos especiais para obesos e para deficientes visuais viajarem acompanhados de cães-guia devidamente treinados e credenciados, além de superfícies porosas nos balaústres para cegos identificarem seus assentos pelo tato.
A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, explica que a RTA será implantada para que os usuários com necessidades especiais possam programar suas viagens. “Atualmente, os ônibus com elevador são distribuídos aleatoriamente pelas empresas nas linhas de ônibus, o que dificulta o planejamento das viagens”, diz.
“Com a determinação de linhas e horários em que circularão esses veículos e com a prévia divulgação dos mesmos para as pessoas com mobilidade reduzida, oferecemos condições para que os usuários saiam de casa sabendo quando o ônibus vai passar no ponto ou sair do terminal”, completa.
A RTA será formada por 44 linhas do Sistema Transcol, definidas pela Gerência de Atendimento ao Usuário da Ceturb-GV, com base em informações (locais de origem e destino) das viagens do Serviço Especial Mão na Roda, específico para cadeirantes.
A Ceturb-GV mapeou os principais destinos dos usuários do Mão na Roda, como hospitais, centros de reabilitação, shoppings, escolas, supermercados, e identificou as linhas que oferecem acesso a esses locais. Os horários de viagem que serão realizados com os ônibus especiais estão sendo definidos pela companhia, que repassará as tabelas às empresas operadoras.
Serviço Especial Mão na Roda será mantido
A previsão da Ceturb-GV é de que até 2014, toda a frota do Sistema Transcol seja composta por ônibus adaptados, em cumprimento à Lei da Acessibilidade. Quando isso acontecer, não haverá mais necessidade da RTA, pois 100% das viagens serão realizadas com ônibus acessíveis.
Denise Cadete explica que o Serviço Especial Mão na Roda, que atende a cadeirantes com vans que realizam viagens previamente agendadas, não será extinto. “O Serviço continuará, mesmo porque existem pessoas com deficiência que não possuem autonomia para se locomoverem sozinhos com cadeiras de roda e precisam de cuidados ainda mais especiais”, afirma.
Linhas da RTA
500 – Terminal Vila Velha / Terminal Itacibá via 3ª Ponte
502 - Terminal Laranjeiras/ Terminal Ibes via Reta da Penha - Paul
503 - Terminal Laranjeiras / Terminal Vila Velha via Reta da Penha - Lindenberg
504 - Terminal Jacaraípe/ Terminal Itacibá via Reta da Penha
506 - Terminal Laranjeiras / Terminal Itacibá via Maruípe
507 - Terminal Laranjeiras / Terminal Ibes via 3ª Ponte – Reta da Penha
508 – Terminal Laranjeiras / Terminal Vila Velha via 3ª Ponte – Camburi
509 - Terminal Carapina/ Terminal Campo Grande
515 - Terminal Laranjeiras/ Terminal Campo Grande
516 - Terminal Jacaraípe / Terminal Ibes
523 – Terminal Jaracaípe / Terminal Dom Bosco via Beira-Mar
526 - Terminal Campo Grande / Terminal Vila Velha via Expedito Garcia
581 - Bela Vista / Terminal Vila Velha via Castelo Branco
588 - Terminal Campo Grande/ Terminal Ibes via Itapemirim
590 – Bandeirantes / Terminal Ibes via Jardim Marilândia
591 - Serra / Terminal Campo Grande via Reta da Penha – BR262
600 - Araçás / Terminal Ibes
601 – Santos Dumont / Terminal Ibes
608 - Boa Vista / Terminal Ibes via Soteco
611 - Praia da Costa / Terminal Vila Velha via Itapoã
612 – P. R. Terra Vermelha / Terminal Vila Velha
616 - Morada da Barra / Terminal Vila Velha via Barramares
620 – Cais de Capuaba / Terminal Dom Bosco via Vila Garrido
633 - Planalto / Terminal Dom Bosco via São Torquato
651 – Terminal Vila Velha Circular via Praia da Costa
723 – Santa Cecília / Terminal Campo Grande
724 – Novo Brasil / Terminal Campo Grande via Ceasa
732 – Caçaroca / Terminal Dom Bosco
734 – Castelo Branco / Terminal Dom Bosco
736 – São Conrado / Terminal Dom Bosco via J. América – S. Torquato
746 – Aparecida / Terminal Dom Bosco via Porto Velho
748 - São Geraldo / Terminal Dom Bosco via Campo Grande
800 - Terminal Laranjeiras (circular A e B)
802 - Divinópolis / Terminal Laranjeiras via Centro da Serra
811 – Serra Dourada III / Terminal Laranjeiras
827 – Vista da Serra / Terminal Carapina via Campinho da Serra – BR101
828 – São Marcos / Terminal Laranjeiras
833 – Barro Branco / Terminal Laranjeiras
845 – Costa Bela / Terminal Jacaraípe via Castelândia
847 – Cidade Continental / Terminal Carapina via CST
859 - Colina da Serra / Terminal Laranjeiras via Centro da Serra
875 – Terminal Jacaraípe / Terminal Laranjeiras via Av. Talma Ribeiro
890 – Muribeca / Serra via Belvedere
901 – Viana / Terminal Campo Grande
Principais pólos de demanda da RTA
Vitória: Emescam, Salesiano, Apae-Vitória, Hospital Santa Rita, Hospital das Clínicas, Hospital dos Funcionários Públicos, Ufes, Clinica de Fisioterapia e Reabilitação Vitória, Hospital da Polícia Militar, Shopping Vitória, Carrefour, Wall Mart, Aeroporto de Vitória, Rodoviária de Vitória, Hospital São Lucas, Santa Casa de Misericórdia, Clínica dos Acidentados, Faesa, Hospital Infantil, SESI-Jardim da Penha, Clube Álvares Cabral.
Serra: Vitória Apart Hospital, Apae Laranjeiras, Sociedade Pestalozzi-Jacaraípe, Hospital Metropolitano, Hospital Dório Silva, Clínica Serra Fisio, Shopping Laranjeiras.
Vila Velha: Crefes, Hospital Evangélico, UVV, Fundação Bradesco, Faculdade Novo Milênio, Shopping Praia da Costa, Maternidade de Vila Velha, Hospital São Luiz.
Cariacica: Apae-Cariacica, Hospital Meridional, Clínica Capixaba dos Rins, Hospital São Francisco, CRE Metropolitano.
A RTA consiste na definição de horários de viagens que devem ser cumpridas em linhas específicas com os novos ônibus adaptados para pessoas com deficiência. Os veículos possuem elevador hidráulico, espaço para fixação de cadeira de rodas, assentos especiais para obesos e para deficientes visuais viajarem acompanhados de cães-guia devidamente treinados e credenciados, além de superfícies porosas nos balaústres para cegos identificarem seus assentos pelo tato.
A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, explica que a RTA será implantada para que os usuários com necessidades especiais possam programar suas viagens. “Atualmente, os ônibus com elevador são distribuídos aleatoriamente pelas empresas nas linhas de ônibus, o que dificulta o planejamento das viagens”, diz.
“Com a determinação de linhas e horários em que circularão esses veículos e com a prévia divulgação dos mesmos para as pessoas com mobilidade reduzida, oferecemos condições para que os usuários saiam de casa sabendo quando o ônibus vai passar no ponto ou sair do terminal”, completa.
A RTA será formada por 44 linhas do Sistema Transcol, definidas pela Gerência de Atendimento ao Usuário da Ceturb-GV, com base em informações (locais de origem e destino) das viagens do Serviço Especial Mão na Roda, específico para cadeirantes.
A Ceturb-GV mapeou os principais destinos dos usuários do Mão na Roda, como hospitais, centros de reabilitação, shoppings, escolas, supermercados, e identificou as linhas que oferecem acesso a esses locais. Os horários de viagem que serão realizados com os ônibus especiais estão sendo definidos pela companhia, que repassará as tabelas às empresas operadoras.
Serviço Especial Mão na Roda será mantido
A previsão da Ceturb-GV é de que até 2014, toda a frota do Sistema Transcol seja composta por ônibus adaptados, em cumprimento à Lei da Acessibilidade. Quando isso acontecer, não haverá mais necessidade da RTA, pois 100% das viagens serão realizadas com ônibus acessíveis.
Denise Cadete explica que o Serviço Especial Mão na Roda, que atende a cadeirantes com vans que realizam viagens previamente agendadas, não será extinto. “O Serviço continuará, mesmo porque existem pessoas com deficiência que não possuem autonomia para se locomoverem sozinhos com cadeiras de roda e precisam de cuidados ainda mais especiais”, afirma.
Linhas da RTA
500 – Terminal Vila Velha / Terminal Itacibá via 3ª Ponte
502 - Terminal Laranjeiras/ Terminal Ibes via Reta da Penha - Paul
503 - Terminal Laranjeiras / Terminal Vila Velha via Reta da Penha - Lindenberg
504 - Terminal Jacaraípe/ Terminal Itacibá via Reta da Penha
506 - Terminal Laranjeiras / Terminal Itacibá via Maruípe
507 - Terminal Laranjeiras / Terminal Ibes via 3ª Ponte – Reta da Penha
508 – Terminal Laranjeiras / Terminal Vila Velha via 3ª Ponte – Camburi
509 - Terminal Carapina/ Terminal Campo Grande
515 - Terminal Laranjeiras/ Terminal Campo Grande
516 - Terminal Jacaraípe / Terminal Ibes
523 – Terminal Jaracaípe / Terminal Dom Bosco via Beira-Mar
526 - Terminal Campo Grande / Terminal Vila Velha via Expedito Garcia
581 - Bela Vista / Terminal Vila Velha via Castelo Branco
588 - Terminal Campo Grande/ Terminal Ibes via Itapemirim
590 – Bandeirantes / Terminal Ibes via Jardim Marilândia
591 - Serra / Terminal Campo Grande via Reta da Penha – BR262
600 - Araçás / Terminal Ibes
601 – Santos Dumont / Terminal Ibes
608 - Boa Vista / Terminal Ibes via Soteco
611 - Praia da Costa / Terminal Vila Velha via Itapoã
612 – P. R. Terra Vermelha / Terminal Vila Velha
616 - Morada da Barra / Terminal Vila Velha via Barramares
620 – Cais de Capuaba / Terminal Dom Bosco via Vila Garrido
633 - Planalto / Terminal Dom Bosco via São Torquato
651 – Terminal Vila Velha Circular via Praia da Costa
723 – Santa Cecília / Terminal Campo Grande
724 – Novo Brasil / Terminal Campo Grande via Ceasa
732 – Caçaroca / Terminal Dom Bosco
734 – Castelo Branco / Terminal Dom Bosco
736 – São Conrado / Terminal Dom Bosco via J. América – S. Torquato
746 – Aparecida / Terminal Dom Bosco via Porto Velho
748 - São Geraldo / Terminal Dom Bosco via Campo Grande
800 - Terminal Laranjeiras (circular A e B)
802 - Divinópolis / Terminal Laranjeiras via Centro da Serra
811 – Serra Dourada III / Terminal Laranjeiras
827 – Vista da Serra / Terminal Carapina via Campinho da Serra – BR101
828 – São Marcos / Terminal Laranjeiras
833 – Barro Branco / Terminal Laranjeiras
845 – Costa Bela / Terminal Jacaraípe via Castelândia
847 – Cidade Continental / Terminal Carapina via CST
859 - Colina da Serra / Terminal Laranjeiras via Centro da Serra
875 – Terminal Jacaraípe / Terminal Laranjeiras via Av. Talma Ribeiro
890 – Muribeca / Serra via Belvedere
901 – Viana / Terminal Campo Grande
Principais pólos de demanda da RTA
Vitória: Emescam, Salesiano, Apae-Vitória, Hospital Santa Rita, Hospital das Clínicas, Hospital dos Funcionários Públicos, Ufes, Clinica de Fisioterapia e Reabilitação Vitória, Hospital da Polícia Militar, Shopping Vitória, Carrefour, Wall Mart, Aeroporto de Vitória, Rodoviária de Vitória, Hospital São Lucas, Santa Casa de Misericórdia, Clínica dos Acidentados, Faesa, Hospital Infantil, SESI-Jardim da Penha, Clube Álvares Cabral.
Serra: Vitória Apart Hospital, Apae Laranjeiras, Sociedade Pestalozzi-Jacaraípe, Hospital Metropolitano, Hospital Dório Silva, Clínica Serra Fisio, Shopping Laranjeiras.
Vila Velha: Crefes, Hospital Evangélico, UVV, Fundação Bradesco, Faculdade Novo Milênio, Shopping Praia da Costa, Maternidade de Vila Velha, Hospital São Luiz.
Cariacica: Apae-Cariacica, Hospital Meridional, Clínica Capixaba dos Rins, Hospital São Francisco, CRE Metropolitano.