23/12/2008 14h03 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Programa Linha da Saúde para motoristas e cobradores

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) iniciou as atividades do programa “Linha da Saúde”, que tem dois ônibus itinerantes circulando nos terminais do Sistema Transcol para oferecer serviços de orientação à saúde e ao bem-estar a motoristas, cobradores e fiscais que, juntos, somam cerca de 7 mil pessoas.

Atendimento

O programa Linha da Saúde foi criado para promover a saúde, diminuindo o estresse, aliviando tensões e dores musculares e oferecendo orientações gerais sobre cuidados com o corpo no dia-a-dia.

O atendimento será feito fora do horário de pico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 12h às 15h, e não será obrigatório. Os ônibus itinerantes ficarão pela manhã em um terminal e à tarde em outro. Todos os terminais, com exceção do Dom Bosco, serão visitados durante a semana, de duas até quatro vezes (confira o cronograma abaixo).

Os veículos do projeto foram completamente adaptados: têm espaço para atendimento individual e coletivo, área para exercícios, poltronas, cadeira de massagem, bebedouro, música ambiente e todo o conforto necessário para atender os profissionais que atuam diretamente na operação do sistema.

Motoristas, cobradores e fiscais que participarem do programa terão acesso a atividades como: massagem relaxante; alongamentos em pé e sentados; exercícios e alongamentos na bola suíça; exercícios de respiração e relaxamento; exercícios de fortalecimento e orientação postural para o trabalho e para as atividades do dia-a-dia. No local também estarão disponíveis revistas e livros voltados para a promoção da qualidade de vida. Além disso, serão desenvolvidas campanhas trimestrais sobre temas relacionados, como nutrição, fonoaudiologia e educação física.

A expectativa é de que sejam realizados aproximadamente 1,5 mil atendimentos por mês.

Linha da Saúde

Objetivo: promoção da saúde e do bem-estar.
Público alvo: motoristas, cobradores e fiscais do Sistema Transcol.
Atendimento: cada ônibus itinerante terá 01 fisioterapeuta e 01 terapeuta ocupacional.
Expectativa de atendimento: até 1,5 mil atendimentos por mês.
Funcionamento: dois ônibus itinerantes e adaptados circularão pelos terminais oferecendo atividades de relaxamento e promoção à saúde para os profissionais.
Terminais: Laranjeiras, Carapina, Jacaraípe, Itacibá, Campo Grande, Vila Velha e Ibes.
Visitas: de duas a quatro vezes por semana, em cada terminal.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 12h às 15h.

Atividades:

Massagem relaxante;
Exercícios de alongamentos com e sem bola suíça;
Exercícios de respiração;
Exercícios de relaxamento;
Exercícios de fortalecimento e orientação postural;
Campanhas periódicas de promoção à saúde.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard