23/03/2012 09h38 - Atualizado em 21/12/2016 10h56

Parte alta de Nova Bethânia ganha linha de ônibus

Desde o dia 25 de março, moradores de Nova Bethânia, em Viana, passaram a ter mais facilidade para se deslocar de ônibus, com a criação de uma nova linha do Sistema Transcol, programada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) para atender à parte alta do bairro.

A linha 919 (Nova Bethânia / Terminal Campo Grande via Rodovia Centro Sul) circula todos os dias da semana, com ônibus convencional, que realiza 36 viagens diárias, sendo 18 no sentido bairro-terminal e outras 18 no sentido terminal-bairro. O novo serviço tem capacidade para transportar 2.880 passageiros diariamente.

O atendimento da parte alta de Nova Bethânia com uma linha de ônibus era uma demanda antiga dos moradores do bairro, mas não era possível atendê-la devido à falta de condições do sistema viário para circulação de veículos de grande porte, como ônibus. Após a implantação de melhorias nas vias, a Ceturb-GV realizou novos estudos e concluiu ser possível a criação do novo serviço.

Antes da criação da linha 919, os moradores da parte alta de Nova Bethânia utilizavam as linhas 907 (Nova Bethânia / Terminal Campo Grande via Vila Bethânia) e 916 (Terminal Campo Grande / Arlindo Vilaschi), mas precisavam completar o percurso a pé. Com a criação da linha 919 e a migração da demanda dos moradores da parte alta de Nova Bethânia para o novo serviço, as linhas 907 e 916 devem ser desafogadas.

Serviço:

Linha 919 (Nova Bethânia / Terminal Campo Grande)
Início da operação: 25/03/12
Itinerário: Terminal Campo Grande, Rodovia Centro-Sul, Rua Santa-Helena, Rua 9, Rua Rio de Janeiro, Rua Carajás, Rua Rio Doce, Rua São Francisco, Rua Amazonas, Avenida Eldorado, Avenida Himalaia, Rua Nossa Senhora Aparecida.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard