14/06/2010 06h31 - Atualizado em 21/12/2016 10h54

Operação especial na estreia do Brasil na Copa do Mundo

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e as empresas do Sistema Transcol prepararam uma operação especial para esta terça-feira (15), quando a Seleção Brasileira de Futebol fará o jogo de estreia na Copa do Mundo 2010.

O horário de pico correspondente à saída dos trabalhadores, que geralmente acontece entre as 16h30 e 19 horas e significa 100% da frota em circulação, será iniciado às 12h30 e encerrado às 15 horas. Isso porque as empresas, repartições públicas, construção civil e demais organizações vão liberar seus funcionários mais cedo, por volta do horário do almoço, uma vez que o Brasil entra em campo às 15h30.

Após as 15 horas, circulará aproximadamente 60% da frota do Sistema Transcol, o que corresponde à quantidade de ônibus em operação no horário entre picos dos dias úteis, que vai 8 horas às 16h30. “No dia do jogo, teremos uma inversão de pico e entre pico. Depois do meio dia e meia, teremos 100% da frota nas ruas, ou seja, 1.500 ônibus, para atender a demanda de retorno do trabalho. E mais tarde, como o horário de pico já terá passado, manteremos aproximadamente 900 veículos, quantidade que normalmente circula ao meio dia”, explicou a diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

Portanto, durante e depois do jogo, que acontece entre as 15h30 e as 17h30, os intervalos entre as viagens das linhas serão os mesmos intervalos praticados na hora do almoço, nos dias comuns.

A programação foi baseada no monitoramento da demanda nos dias em que a Seleção Brasileira jogou na Copa da Alemanha, em 2006. Os jogos aconteceram às 16 horas, horário próximo ao do jogo desta terça-feira (15), e técnicos da Ceturb-GV analisaram o carregamento das linhas de ônibus nas diferentes faixas horárias.

As análises realizadas não identificaram necessidade de alterar a operação no domingo (20), quando acontece o segundo jogo do Brasil. Caso seja preciso, viagens extras podem ser realizadas com frota reserva nos terminais. A companhia ainda definirá a operação da sexta-feira (25), dia do jogo que encerra a participação brasileira na primeira fase, de acordo com os horários de expediente do comércio, indústria e repartições públicas.

Reforço de 80 ônibus nos terminais de integração

Quem assistir ao jogo fora de casa e depois precisar voltar de ônibus, contará com frota extra. Entre as 17h30 e as 19h30, 80 ônibus de reforço ficarão estrategicamente distribuídos nos dez terminais de integração (Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina, na Serra, Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica, em Vila Velha).

Os veículos serão utilizados para cumprimento de viagens extras, reforçando linhas que apresentarem acréscimo de demanda. Equipes volantes da Ceturb-GV circularão pela Grande Vitória, monitorando os pontos de ônibus das vias de maior movimento e a frota de reforço será acionada de acordo com a necessidade.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard