30/11/2009 11h14 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Operação de combate à evasão de receita nos terminais

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), em parceria com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), inicia, nesta terça-feira (01), operações de combate à evasão de receita nos terminais do Sistema Transcol.

As ações, de caráter educativo, terão como foco principal evitar que os passageiros viajem de “carona” nos veículos. A primeira abordagem será no terminal de Laranjeiras, a partir das 8 horas.

A operação faz parte da Campanha de Combate à Evasão lançada pelo GVBus em outubro deste ano. Um grupo de 24 fiscais, contratados e orientados pelas empresas, irá percorrer os terminais para orientar passageiros e motoristas sobre a proibição de andar de carona no transporte coletivo.

Para tanto, os fiscais vão acompanhar o desembarque nos terminais. “Quem estiver desembarcando pela frente e não possuir o direito da gratuidade será orientado sobre a irregularidade e a necessidade de pagar a tarifa”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Para a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, garantir uma tarifa mais justa é responsabilidade do Sistema. “Precisamos defender os usuários que pagam tarifa daqueles que não pagam”, diz.

Os passageiros que flagrarem irregularidades também podem denunciar a evasão de receita pelo 0800 725 5010. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.
Campanha

A campanha de combate à evasão do GVBus aborda quatro temas: pular a roleta, carona, pagar tarifa sem girar roleta e gratuidade sem direito.

São 5,6 mil cartazes que serão fixados nos ônibus, 56 mil adesivos de bancos para os veículos e 600 busdoor. A campanha está prevista para durar quatro meses (outubro a janeiro) e abordará um tema a cada mês.

Já foram abordados os temas “pular a roleta”, no mês de outubro, e neste mês o tema é “carona”.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard