13/01/2009 10h27 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Novos postos de comercialização de cartões do Transcol

O ano de 2009 começou com novidades no Transcol. Agora, o atendimento aos usuários do Sistema será realizado nas duas agências abertas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), na Reta da Penha, em Vitória: a Agência Central e a Agência para Cadastro e Recadastramento de Estudantes.

Desde 01 de janeiro, o GVBus assumiu o gerenciamento de cartões de bilhetagem e créditos tarifários (Vale-Transporte, Passe Fácil, Passe Escolar e Cartão Serviço) do Transcol. O Setpes, que antes era responsável pelo serviço, gerenciará somente a bilhetagem eletrônica do transporte municipal de Vitória.

Agência Central

A Agência Central do GVBus fica localizada no Edifício Century Tower, próximo à Caixa Econômica Federal, na Reta da Penha, e realizará os seguintes serviços: venda de créditos; emissão de cartões; emissão de 2ª via de cartões e solução de problemas como quebra, defeito, perda e bloqueio de cartões.

A segunda via de cartões que apresentarem defeito deve ser solicitada, exclusivamente, na Agência Central.

Agência para Cadastro e Recadastramento de Estudantes

Para atender aos estudantes que usam cartões de passe escolar e de gratuidade do Transcol, o GVBus também abriu outra agência dedicada exclusivamente a eles, que funcionará até 30 de abril de 2009 para cadastro e recadastramento.

A agência funciona na Avenida Reta da Penha, nº. 1495, loja 2, no Edifício Corporate Center, em Vitória, próximo à sede da Petrobras.

Lá, os estudantes podem fazer o cadastramento e recadastramento para ter acesso ao cartão de Passe Escolar e também solicitar a 2ª via dos cartões. Se o cartão de bilhetagem do estudante apresentar defeito, a segunda via só poderá ser solicitada na Agência Central do GVBus.

Os estudantes continuam podendo comprar créditos nos postos de atendimento na Ufes e nos terminais de Laranjeiras, Vila Velha e Campo Grande, onde também é possível solicitar a segunda via dos cartões.

A partir de 01 de maio de 2009, quando a Agência de Cadastro e Recadastramento de Estudantes for desativada, os alunos só poderão solicitar a segunda via de cartões e realizar o cadastramento e o recadastramento na Agência Central do GVBus

Internet

As empresas que compram os créditos de vale-transporte de seus colaboradores pela internet continuarão podendo usar esse serviço. Bastará acessar o site do GVBus (www.gvbus.org.br) com a senha já cadastrada para a empresa. A forma de pagamento não terá mudança e os créditos comprados continuam sendo liberados em dois dias úteis após o pagamento.

A retirada dos cartões de vale-transporte das agências do GVBus só poderá ser feita pelo empregador ou mediante sua expressa autorização.

Postos de atendimento

Os postos de atendimento nos terminais do Transcol (Carapina, Laranjeiras e Campo Grande) e na Ufes continuam funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para atendimento exclusivo aos usuários do Transcol.

Os serviços disponíveis são a venda de créditos e a emissão, mediante pagamento antecipado de R$ 10,00 (dez reais), de 2ª via dos cartões Vale-Transporte, Passe Fácil e Passe Escolar.

As solicitações de 2ª via feitas nos postos de atendimento serão encaminhadas à Agência Central do GVBus e devolvidas aos postos no prazo de cinco dias úteis. A 2ª via dos cartões que apresentarem defeito só poderá ser solicitada na Agência Central do GVBus.

SAC

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para usuários dos cartões de bilhetagem eletrônica do Transcol tem um novo telefone: 2122-0233.

O SAC tem profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas e pedidos de informações da população. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h20, e das 8h às 14h, aos sábados.

Bloqueio e desbloqueio

A implantação da bilhetagem eletrônica oferece ao passageiro que perder ou tiver o cartão roubado um serviço exclusivo para bloqueio. Basta acionar o SAC (2122-0233) e confirmar os dados pessoais do titular do cartão.

Já o desbloqueio de cartões só poderá ser feito pessoalmente, na Agência Central do GVBus. Para reaver os créditos do cartão que foi bloqueado, o usuário terá que solicitar a segunda via. Com ela em mãos, ele deve se dirigir à Agência Central para solicitar o desbloqueio do antigo cartão e transferir os créditos que restarem para o novo.

Importante:
- No caso do cartão Passe Fácil, o desbloqueio só poderá ser feito pelo titular.
- No caso cartão Passe Escolar, o desbloqueio pode ser feito pelo titular, tutor ou responsável pelo estudante.
- Quando se tratar do cartão Vale-Transporte, o desbloqueio será feito pelo empregador diretamente ou através de autorização formal para preposto devidamente identificado.