20/08/2008 11h35 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Novo Terminal São Torquato beneficiará moradores de 27 bairros de Vila Velha e Cariacica

Previsto para entrar em operação entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, o novo Terminal São Torquato, que está sendo construído pelo Governo do Estado no bairro de mesmo nome, em Vila Velha, beneficiará diretamente moradores de 27 bairros do município e também de Cariacica.
As obras integram o projeto Transcol III e, juntamente com o Terminal Jacaraípe, inaugurado em abril deste ano, e os terminais Itaparica, também em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica, que também estão em construção, irão oferecer melhores condições de mobilidade urbana aos moradores da Região Metropolitana da Grande Vitória.
O Terminal São Torquato está sendo implantado no quarteirão formado pela avenida Robert Kennedy, pela rua Magno Coutinho e pela avenida Graça Aranha e foi projetado para integrar à rede as linhas com origem em bairros de Vila Velha e de Cariacica que se encontram fora da área de abrangência dos Terminais Ibes, Itacibá, Campo Grande e Vila Velha.

Sua implantação viabiliza também a operacionalização de itinerários mais racionais e a integração da rede, oferecendo uma maior acessibilidade aos usuários que hoje integram no Terminal Dom Bosco, que será desativado quando os terminais São Torquato e Jardim América estiverem funcionando.
Benefícios
Descongestiona as vias da área central de Vitória, a ponte Florentino Avidos e Ponte do Príncipe, com a redução do número de ônibus / hora que circulam nessas vias;

Permite a integração das linhas alimentadoras com as linhas troncais com destino aos Terminais Campo Grande e Itacibá, em Caricica, e Vila Velha e Ibes, em Vila Velha. Com isso, os usuários deixam de fazer percurso negativo como acontece na situação atual de integração pelo Terminal Dom Bosco;

Oferece melhores condições de deslocamentos para uma população localizada ao longo do eixo Estrada Jerônimo Monteiro / Paul, em Vila Velha e da Grande Porto de Santana / Flexal, em Cariacica;

Bairros diretamente atendidos

Vila Velha: São Torquato, Vasco da Gama, Cobi, Sagrada Família, Argolas, Nova América, Cobilândia, Ipessa, Alvorada, Paul, Vila Garrido, Ilha das Flores, Alecrim, Ilha da Conceição, Vila Batista, Santa Rita, Ataíde, Rio Marinho, Jardim Marilândia, Planalto, Aribiri, 1º de Maio e Capuaba.

Cariacica: Flexal II, Nova Canaã, Porto de Santana e Presidente Médici.

Características físicas e operacionais

Total de baias: 19
Área coberta: 4.467,24 m²
Área do terreno: 13.132,78 m²