22/12/2014 09h40 - Atualizado em 21/12/2016 11h07

Novas lojas de atendimento começam a funcionar nos terminais do Transcol

Os usuários do Sistema Transcol contam agora com mais uma comodidade. Trata-se d o novo modelo de lojas de atendimento instaladas nos terminais. Nesta sexta-feira (19), foi inaugurada a primeira, no Terminal Jacaraípe, onde o usuário poderá comprar créditos do cartão de bilhetagem. Também começou a funcionar a nova loja do Terminal Vila Velha, que passará a oferecer, além da compra de créditos, o serviço de cadastramento de pessoas com deficiência e idosos, atualmente feito em Laranjeiras e no Faça Fácil de Campo Grande.

Nos próximos 15 dias, também será inaugurado um posto para cadastramento de idosos e pessoas com deficiência anexo à loja central do GVBus, localizada na Reta da Penha, no Edifício Century Tower.

Conforto e comodidade

O projeto arquitetônico das novas lojas será adotado nos demais postos de atendimento que serão construídos ou ampliados em todos os terminais. Em Jacaraípe, são quatro guichês, entre internos ou externos, permitindo que os serviços sejam oferecidos mesmo a quem está do lado de fora do terminal.

“O projeto foi pensado para oferecer mais conforto e comodidade aos usuários do Transcol. Em Jacaraípe, dois guichês são externos e permitem que a pessoa seja atendida sem que esteja necessariamente dentro do terminal, tornando o processo mais ágil”, afirma Simone Chieppe Moura, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus).

Segundo ela, todos os terminais serão contemplados com reforma, ampliação ou construção de novas lojas. “Na medida em que a Ceturb for definindo as áreas destinadas a sediar os novos postos dentro dos terminais, o trabalho de instalação irá sendo feito”, explica Simone.

Além das novas lojas, o GVBus está fechando parcerias com redes de farmácias e supermercados para a venda de créditos do cartão de bilhetagem. A rede também será destinada à venda do Cartão Turista, uma nova modalidade de cartão que poderá ser adquirida por turistas com uma pequena quantidade de créditos.

Outra novidade é o sistema de identificação facial, conhecido como biometria facial. Quando os usuários beneficiários de qualquer tipo de gratuidade entrarem no coletivo e passarem pela roleta, o sistema vai fazer três fotos. As imagens capturadas serão comparadas com a cadastrada. A tecnologia reduzirá as tentativas de fraudes no Transcol.

A previsão é que o dispositivo comece a funcionar no primeiro semestre de 2015. Já está em andamento o cadastramento das imagens faciais dos beneficiários da gratuidade integral e parcial. Até o final deste ano, o GVBus conclui o cadastro de idosos e pessoas com deficiência. Entre os dias 5 de janeiro e 30 de abril, começa o período de cadastramento dos estudantes.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard