03/04/2009 14h17 - Atualizado em
21/12/2016 10h53
Nova plataforma do Terminal Laranjeiras está funcionando
No dia 05 de abril, começou a funcionar a nova plataforma do Terminal Laranjeiras, na Serra, que foi ampliado e reformado pelo Governo do Estado. Com a nova estrutura, 41 linhas do Transcol que realizam integração no terminal receberam alterações, proporcionando mais conforto aos usuários e agilidade ao sistema.
A partir da ampliação, que compreendeu a construção de uma nova plataforma e expansão de uma das existentes, os pontos de parada forma redistribuídos, permitindo melhor disposição das filas, mais fluidez no tráfego dos ônibus e melhores condições de embarque, desembarque e circulação dos usuários nas plataformas.
O objetivo da reestruturação é adequar a capacidade do Terminal Laranjeiras (construído em 1989) à atual demanda. “Com o passar do tempo e o crescimento de ônibus e usuários circulando pelo terminal, os pontos de parada ficaram muito próximos, algumas linhas passaram a dividir a mesma baia e as filas se misturaram. Essa obra permite mais espaçamento entre os pontos de parada, o fim da superposição de linhas e mais conforto para os usuários”, explica a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.
Linhas
A nova plataforma abriga os pontos de parada de 12 linhas alimentadoras. A plataforma central, que possuía 41 linhas, passou a ter 29, o que possibilitou reorganização dos pontos de parada e redução significativa de filas e do número de usuários em circulação.
Das 53 linhas integradas ao Terminal Laranjeiras, 41 foram alteradas. Dessas, 35 tiveram os pontos de parada transferidos para outros locais, e seis continuaram na mesma posição, mas têm números de pontos diferentes. As 12 linhas com pontos de parada localizados na plataforma troncal não passaram por mudanças.
Conheça as mudanças:
- Linhas transferidas para a nova plataforma: 890, 891, 894, 857, 865, 866, 853, 802, 834, 814, 859 e 828.
- Linhas com novos pontos de parada na plataforma alimentadora: 504 (sentido Jacaraípe), 523 (sentido Jacaraípe) 803, 804, 805, 808, 809, 811, 812, 813, 816, 822, 830, 832, 833, 846, 849, 856, 858, 875, 877, 878 e 892.
- Linhas que permanecem no mesmo local, mas com novo número de ponto: 800A, 800B, 801, 807, 824 e 825.
- Linhas que não tiveram alteração: 515, 517, 523 (sentido Vitória), 504 (sentido Vitória), 502, 503, 506, 508, 507, 528, 542 e 505.
A reforma
Toda a estrutura existente foi reformada e modernizada para oferecer mais conforto e praticidade para os usuários. As plataformas e áreas externas receberam nova iluminação, foram feitas adaptações para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Foi construída uma nova bilheteria que proporciona acesso pela Rodovia Norte-Sul. O pátio de estocagem, área para estacionamento dos ônibus, também foi ampliado e pavimentado.
Investimento
A obra de ampliação e reforma do Terminal Laranjeiras foi gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e concluída em pouco mais de um ano. O investimento, de aproximadamente R$ 4 milhões, permitiu a ampliação da área construída em quase 20%, passando de 28,8 mil metros quadrados para 34,4 mil m².
Antes da reforma, o Terminal possuía duas plataformas. A melhoria contemplou a ampliação de uma delas, que recebeu, além de novas baias, um sanitário e uma bilheteria; e a construção da terceira plataforma, com mais um conjunto de sanitários e uma loja de 40m², onde funcionará uma lanchonete.
A cobertura metálica também sofreu intervenções. A nova área foi coberta seguindo o mesmo padrão da estrutura existente, com telhas autoportantes (com rigidez mecânica suficiente para sustentar-se com apoio em uma só extremidade), que permitem grandes vãos e eliminam a necessidade de estruturas intermediárias de apoio. Além disso, toda a cobertura recebeu um fechamento lateral metálico.
Para oferecer ainda mais conforto aos usuários do Sistema Transcol, todo o piso das plataformas antigas foi polido, o banheiro foi recuperado, os módulos receberam nova pintura e foi realizada a substituição da parte elétrica.
A partir da ampliação, que compreendeu a construção de uma nova plataforma e expansão de uma das existentes, os pontos de parada forma redistribuídos, permitindo melhor disposição das filas, mais fluidez no tráfego dos ônibus e melhores condições de embarque, desembarque e circulação dos usuários nas plataformas.
O objetivo da reestruturação é adequar a capacidade do Terminal Laranjeiras (construído em 1989) à atual demanda. “Com o passar do tempo e o crescimento de ônibus e usuários circulando pelo terminal, os pontos de parada ficaram muito próximos, algumas linhas passaram a dividir a mesma baia e as filas se misturaram. Essa obra permite mais espaçamento entre os pontos de parada, o fim da superposição de linhas e mais conforto para os usuários”, explica a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.
Linhas
A nova plataforma abriga os pontos de parada de 12 linhas alimentadoras. A plataforma central, que possuía 41 linhas, passou a ter 29, o que possibilitou reorganização dos pontos de parada e redução significativa de filas e do número de usuários em circulação.
Das 53 linhas integradas ao Terminal Laranjeiras, 41 foram alteradas. Dessas, 35 tiveram os pontos de parada transferidos para outros locais, e seis continuaram na mesma posição, mas têm números de pontos diferentes. As 12 linhas com pontos de parada localizados na plataforma troncal não passaram por mudanças.
Conheça as mudanças:
- Linhas transferidas para a nova plataforma: 890, 891, 894, 857, 865, 866, 853, 802, 834, 814, 859 e 828.
- Linhas com novos pontos de parada na plataforma alimentadora: 504 (sentido Jacaraípe), 523 (sentido Jacaraípe) 803, 804, 805, 808, 809, 811, 812, 813, 816, 822, 830, 832, 833, 846, 849, 856, 858, 875, 877, 878 e 892.
- Linhas que permanecem no mesmo local, mas com novo número de ponto: 800A, 800B, 801, 807, 824 e 825.
- Linhas que não tiveram alteração: 515, 517, 523 (sentido Vitória), 504 (sentido Vitória), 502, 503, 506, 508, 507, 528, 542 e 505.
A reforma
Toda a estrutura existente foi reformada e modernizada para oferecer mais conforto e praticidade para os usuários. As plataformas e áreas externas receberam nova iluminação, foram feitas adaptações para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Foi construída uma nova bilheteria que proporciona acesso pela Rodovia Norte-Sul. O pátio de estocagem, área para estacionamento dos ônibus, também foi ampliado e pavimentado.
Investimento
A obra de ampliação e reforma do Terminal Laranjeiras foi gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e concluída em pouco mais de um ano. O investimento, de aproximadamente R$ 4 milhões, permitiu a ampliação da área construída em quase 20%, passando de 28,8 mil metros quadrados para 34,4 mil m².
Antes da reforma, o Terminal possuía duas plataformas. A melhoria contemplou a ampliação de uma delas, que recebeu, além de novas baias, um sanitário e uma bilheteria; e a construção da terceira plataforma, com mais um conjunto de sanitários e uma loja de 40m², onde funcionará uma lanchonete.
A cobertura metálica também sofreu intervenções. A nova área foi coberta seguindo o mesmo padrão da estrutura existente, com telhas autoportantes (com rigidez mecânica suficiente para sustentar-se com apoio em uma só extremidade), que permitem grandes vãos e eliminam a necessidade de estruturas intermediárias de apoio. Além disso, toda a cobertura recebeu um fechamento lateral metálico.
Para oferecer ainda mais conforto aos usuários do Sistema Transcol, todo o piso das plataformas antigas foi polido, o banheiro foi recuperado, os módulos receberam nova pintura e foi realizada a substituição da parte elétrica.