02/10/2008 16h07 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Modernidade e informação: TV Transcol chega aos terminais da Grande Vitória

O transporte coletivo da Grande Vitória agora também é sinônimo de tecnologia e informação de qualidade. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), e a RD Internet e Comunicações Ltda (RDTV), apresentaram nesta quinta-feira (02), em entrevista coletiva à imprensa, a TV Transcol, um inovador canal de televisão indoor, com conteúdo gerado exclusivamente para os usuários do Sistema Transcol.

Os terminais de ônibus que integram o sistema receberão TVs de plasma de 42” que serão posicionadas em locais estratégicos e de grande visibilidade para o maior número possível de passageiros

A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, anunciou que o primeiro terminal a receber a TV Transcol será o de Gampo Grande, em Cariacica. “Na próxima semana serão iniciadas as instalações e a previsão é de que em 60 dias as tvs estejam instaladas nos sete terminais”, completou.

A criação da TV Transcol vem ao encontro do amplo processo de melhorias promovidas pela Ceturb-GV junto ao sistema de transporte coletivo metropolitano e seus terminais de ônibus. Com isso, os usuários do Transcol passam agora a contar com um canal de comunicação permanente com a Ceturb, recebendo informação e entretenimento durante o período em que estiverem aguardando por seus ônibus.

Os terminais em construção (Itaparica, São Torquato e Jardim América), por sua vez, receberão a TV Transcol assim que forem inaugurados. O Terminal Dom Bosco, que será desativado com a inauguração dos terminais Jardim América e São Torquato, não receberá os aparelhos de TV.

A programação

O conteúdo da TV Transcol será multimídia, composto por vinhetas, imagens, animações e informações diretas e objetivas, sempre adequadas ao tempo médio de permanência de cada passageiro nos terminais.

A informação e a notícia estarão igualmente juntas com programas de entretenimento, tornando assim a permanência do usuário nos terminais uma experiência proveitosa e mais agradável. A transmissão acompanhará o horário de funcionamento dos terminais, e a programação estará disponível aos usuários das 4 horas à meia-noite, todos os dias da semana.

Fazem parte da TV Transcol, inicialmente, os seguintes programas e informativos: Minuto Ceturb (com notícias do transporte coletivo em geral); ES em Dia (informativo televisivo do Governo do Estado); Notícias da Hora (noticiário local, nacional e internacional); Agenda Cultural (com a programação de shows, festas, eventos, teatro, cinema etc.); Ponto do Esporte (esportivo: local, nacional e internacional); Mercado de Trabalho (vagas de emprego); Dr. Saúde (dicas de saúde e qualidade de vida); Telefones úteis; Cursos e Concursos; Passageiro Cidadão (dicas de boas práticas de cidadania, convívio social, ecológico etc.); Ajude a Encontrar (pessoas desaparecidas); Informe ao Usuário (informações sobre linhas, horários e mudanças no Sistema Transcol); Só Rindo (humor com web cacetadas, charges etc.); Economia (taxas e cotações). Os usuários também terão acesso a informações sobre clima e temperatura.

A tecnologia

Todo o conteúdo da TV Transcol será administrado e distribuído via internet pela RDTV, empresa especializada em comunicações e multimídia. Serão instaladas 20 TVs de plasma em cada terminal, levando em conta o espaço físico e o fluxo de passageiros.

O conteúdo ficará centralizado em um servidor, de onde será distribuído aos pontos de exibição por meio da internet. A atualização dos conteúdos será feita diversas vezes ao longo do dia, com base num sistema totalmente digitalizado e preciso.

A RDTV

A RD Internet e Comunicações Ltda. é uma empresa de desenvolvimento de negócios que utiliza a Internet, buscando a convergência e sinergia de mídias. A RDTV é o braço de comunicação multimídia da RD, sendo responsável pelo desenvolvimento e operação de redes de TV Indoor e digital signage.

Número de usuários por terminal (dias úteis):

- Terminal Vila Velha – 55 mil
- Terminal Ibes – 30 mil