17/05/2010 13h49 - Atualizado em 21/12/2016 10h54

Melhorias em linhas beneficiam moradores de dez bairros

Nesta segunda-feira, cinco linhas do Sistema Transcol circulam com melhorias programadas pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), com base em pesquisas de demanda realizadas pela Gerência de Planejamento.

Para dar mais conforto a moradores dos bairros localizados ao longo do eixo principal da região de Porto de Santana, como Vila Oásis, Porto Novo, Porto Velho, Morro do Sesc e Presidente Médici, foram programadas melhorias na linha 770 (Bela Vista / Terminal São Torquato via Porto Velho), que devem beneficiar cerca de 1,2 mil usuários nos dias úteis.

A partir desta segunda-feira, 17/05, a linha recebeu mais dois ônibus. Com isso, a frota aumentou de três para cinco veículos nos dias úteis. A medida tem o objetivo de atender diretamente à demanda de usuários que embarca ao longo da avenida. A linha, que realizava 47 viagens nos dias úteis, passou a cumprir 64.

Para atender especificamente à demanda desses bairros, passaram a ser realizadas partidas da frente do Supermercado Porto Novo, no bairro de mesmo nome, que fica no meio do caminho. Assim, os usuários que embarcam no meio do itinerário passaram a pegar o ônibus mais vazio. Onze partidas extras acontecem de 15 em 15 minutos, das 5h15 às 8 horas. À tarde, a linha ganhou seis viagens a mais no sentido terminal - bairro.

A linha 574 (Terminal São Torquato / Shopping Vitória via Beira Mar), que ligava o terminal até o Hospital São Lucas, teve o itinerário estendido até o shopping e acréscimo de veículos e de viagens. O número de ônibus aumentou de seis para 11 e o de viagens, de 69 para 82, nos dias úteis. A medida beneficia uma média de 1,8 mil pessoas que utiliza a linha.

Os usuários da linha 867 (Novo Horizonte / Terminal Carapina) ganharam mais quatro viagens no horário de pico da manhã. Quem utiliza a linha 847 (Cidade Continental / Terminal Carapina via CST) ganhou mais viagens no horário de pico da tarde. A medida favorece cerca de 5,7 mil usuários que utilizam os dois serviços nos dias úteis.

Moradores de Novo Horizonte também ganham com mudanças em outra linha do sistema. A linha 879, que ligava o bairro São Diogo ao Terminal Carapina, foi estendida ao bairro e passou a ser denominada Novo Horizonte / Terminal Carapina via São Diogo. O número de viagens nos dias úteis aumentou de 15 para 27.

Pesquisas

Cerca de 70 pesquisadores, devidamente identificados, fazem os levantamentos nos dez terminais rodoviários urbanos (Vila Velha, Ibes, São Torquato, Itaparica Laranjeiras, Carapina, Jacaraípe, Jardim América, Itacibá e Campo Grande), nos pontos de ônibus e dentro dos veículos, durante as viagens.

São realizados três tipos de pesquisas: visuais, que identificam número aproximado de passageiros nos veículos; operacionais, que incluem medição dos tempos de viagens e leitura das catracas nos pontos de partida e chegada; e sobe e desce, que levanta número de passageiros que entram e saem dos ônibus nos pontos localizados ao longo dos itinerários.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard