05/04/2013 14h16 - Atualizado em 21/12/2016 11h00

Mão na Roda leva cadeirantes para romaria na Festa da Penha

Este sábado (06) será um dia especial para Marcelo André Medeiros. Logo cedo, por volta das 5 horas, ele vai começar a se preparar para embarcar em um veículo do Mão na Roda, só que desta vez, o destino não será a fisioterapia. Ele vai se juntar a outros cadeirantes que vão participar da VIII Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da Penha, que sai às 8 horas da Praça Duque de Caxias (Pracinha do Titanic), em Vila Velha, em direção ao Parque da Prainha, onde será celebrada uma missa às 9 horas.

Marcelo participa da procissão dos cadeirantes há quatro anos e conta que sua fé é crescente. Aos 42 anos, ele participa do coral da igreja que frequenta e cita diversas passagens da Bíblia que fortalecem o seu dia a dia. Segundo ele, a ajuda da mãe, dona Maria de Lourdes, é fundamental em sua vida: “Quando vou à procissão vejo muitas mães e pais acompanhando seus filhos e sei que a família é fator importante para a pessoa ser tocada e explodir em fé”.

O diretor presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, Léo Carlos Cruz, lembra que o serviço Mão na Roda tem ampliado cada vez mais seu campo de atuação. “Essa é mais uma oportunidade de inserir o cadeirante em todas as atividades da sociedade: trabalho, educação, saúde, lazer e fé”.

Acidente

O serviço Mão na Roda leva e traz Marcelo da fisioterapia, depois que ele sofreu um acidente de carro e ficou com o movimento das pernas limitado. “Estava com o carro da empresa em que trabalhava e estava correndo muito. Quando fui desviar de um buraco, perdi o controle do carro e bati de frente com outro veículo”, lembra. “Se não fosse o Mão na Roda, não sei como conseguiria seguir o tratamento”.

Participar da romaria e expressar sua fé incondicional, para Marcelo é fundamental como respirar: “Não participo da procissão esperando algum milagre de Nossa Senhora da Penha. Vou para que ela veja minha obediência a Deus e interceda por mim junto ao Pai como merecedor do seu amor”.

A VIII Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da Penha terá concentração a partir das 7h30, na Pracinha do Titanic. O serviço Mão na Roda levará 12 cadeirantes que solicitaram o transporte. O Fórum Estadual de Entidades de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo, que realiza o evento, orienta aos participantes a levarem água, chapéu e protetor solar para utilizarem durante o percurso.


Programação

Dia:
06 de abril de 2013

Horário:
7h30, concentração na Praça Duque de Caxias
8h00, saída da procissão
9h00, celebração no Parque da Prainha – Vila Velha
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard