25/06/2008 14h45 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Mais ônibus para a volta de escolas, faculdades e shoppings à noite

Entrou em operação no dia 16 de junho a programação especial para o "Terceiro Pico" do Transporte Coletivo na Grande Vitória. Desenvolvidas pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), as novas opções são destinadas às pessoas que utilizam o transporte coletivo no período noturno.

A programação consiste em mais 31 linhas de ônibus e 51 veículos extras circulando entre as 21h30 e as 23 horas, faixa de horário correspondente às saídas de estudantes de escolas e faculdades e ao fechamento de shoppings centers e outros estabelecimentos comerciais.

As alterações foram apresentadas em entrevista coletiva, pelo vice-governador e secretário de Transporte e Obras Públicas, Ricardo Ferraço, e pela diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete. "A demanda pelo uso do transporte coletivo cresceu muito no período da noite. Estamos ajustando um novo modelo. Até então, as pessoas se programavam em função do horário dos ônibus. Agora o transporte passa a ser planejado para atender as necessidades da população", destacou o Ricardo Ferraço.

Estão em circulação 21 linhas em Vitória; quatro em Vila Velha; três em Cariacica e três em Serra. Os ônibus passarão pelas principais avenidas e terão como destino os oito terminais de integração do Sistema Transcol (Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Campo Grande, Itacibá, Ibes, Vila Velha e Dom Bosco).

Os horários de partida foram adequados aos horários de saída dos estabelecimentos, o que agiliza o embarque dos usuários e possibilita que eles cheguem mais rápido aos terminais, de onde partem as linhas alimentadoras que dão acesso aos bairros.

O "Terceiro Pico" é um fenômeno detectado pela Ceturb-GV por meio de pesquisas de campo, que identificam as demandas das linhas nas diferentes faixas horárias. Com o crescimento do número de faculdades, escolas e estabelecimentos comerciais que funcionam à noite, aumentou o número de usuários que precisam voltar para casa mais tarde e que, atualmente, representam 10% da demanda de passageiros nos dias úteis.

"Fizemos um levantamento e constatamos a existência de 65 pólos geradores de demanda noturna, de onde partirão as 31 linhas adaptadas às necessidades dos usuários. A operação está sendo amplamente monitorada por agentes operacionais. Assim é possível avaliar o desempenho das novas linhas para promover ajustes, em caso de necessidade", afirmou Denise Cadete.

De acordo com a pesquisa, são 37 pólos em Vitória, 16 em Serra, oito em Vila Velha e quatro em Cariacica. Após a identificação dos pólos, a Setop e a Ceturb-GV se reuniram com dirigentes das instituições de ensino e shoppings para solicitar informações relacionadas às necessidades de deslocamento dos estudantes e trabalhadores para a elaboração da programação.

Confira os horários de Pico

Primeiro Pico: 5h às 8h30 - 30% da demanda
Segundo Pico: 16h30 às 19h30 - 30% da demanda
Terceiro Pico: 21h30 às 23h - 10% da demanda

Usuários transportados por dia útil: 580 mil
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard