20/01/2010 14h35 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Mais de 2 mil cartões Idoso já foram entregues

Desde que foi iniciado o cadastramento para obtenção do Cartão Idoso do Transcol, há uma semana, mais de 2 mil unidades já foram entregues. Esses números revelam que, em média, 350 cartões estão sendo emitidos por dia no posto do Terminal Campo Grande, em Cariacica. O benefício permite que os idosos passem pela roleta e ocupem os assentos traseiros dos ônibus.

O Cartão Idoso é entregue na hora. Basta o usuário ter, no mínimo, 65 anos e levar os originais da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. O procedimento de cadastro dura menos de dez minutos, com a entrega do cartão já pronto para uso, com os dados e a fotografia do usuário.

A gerente técnica do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Ludmila Vidal, conta que o maior movimento é registrado no período da manhã. “O horário de funcionamento do posto é das 8 às 16 horas, mas existe fila se formando a partir das 6 horas. À tarde, o movimento diminui bastante”, disse.

“Não é necessário chegar antes do horário e pegar fila, pois o posto fica aberto até as 16 horas. Quando está mais vazio, o atendimento e a entrega dos cartões é mais rápida. Quem vem pela tarde, está esperando bem menos”, completou Ludmila.

Calendário de cadastramento

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e o GVBus montaram um calendário, de acordo com as datas de aniversário, para facilitar a vida dos usuários e evitar correria. Até 10 de fevereiro, deverão se cadastrar as pessoas nascidas entre os meses de janeiro e abril. De 11 de fevereiro a 10 de março, será a vez das pessoas nascidas entre maio e agosto se cadastrarem. Entre 11 de março e 10 de abril, deverão se cadastrar os nascidos entre setembro e dezembro.

Após a conclusão dessa primeira etapa, quem quiser se cadastrar para receber o benefício, a partir de 10 de abril, deverá se dirigir à loja central do GVBus, que fica no edifício Century Tower, na Reta da Penha.

É importante lembrar que o cartão não é necessário para que o idoso viaje gratuitamente no Sistema Transcol. O benefício é garantido constitucionalmente e os idosos se deslocam sem pagar tarifa, independente de terem o cartão, que é um benefício a mais e é fundamental somente para a transposição da roleta.

Nascidos de janeiro a abril: 12/01/10 a 10/02/10
Nascidos de maio a agosto: 11/02/10 a 10/03/10
Nascidos de setembro a dezembro: 11/03/10 a 10/04/10
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard