07/10/2008 08h14 - Atualizado em
21/12/2016 10h52
Iniciadas pesquisas de campo para projeto de corredores exclusivos para ônibus
Nesta semana foram iniciadas pesquisas de campo que compõem o estudo de viabilidade técnica para implantação dos corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória.
Para possibilitar a implantação de faixas para coletivos, que separam os ônibus dos demais meios de transporte motorizados nas vias, é fundamental ter informações sobre a ocupação viária, ou seja, saber, com maior precisão possível, quais são os espaços utilizados por cada tipo de veículo.
35 pesquisadores estão diariamente nas ruas efetuando contagem de veículos (ônibus, automóveis, motocicletas e caminhões) que circulam pelas principais vias nos horários de pico. Os levantamentos são feitos entre as 6h e 9h e das 16h30 às 19h30, nos dias úteis.
Os estudos foram iniciados nas ruas do Centro de Vitória. Após a conclusão na região central, os pesquisadores realizarão as contagens nas avenidas Vitória, Nossa Senhora da Penha, Beira-Mar e Fernando Ferrari, nas rodovias BR101 e BR262 e depois seguirão para o município de Vila Velha.
O estudo para avaliação da viabilidade técnica para os corredores exclusivos está sendo realizado por empresa contratada pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop), por meio de licitação pública, e a previsão é que essa fase das pesquisas siga até o início de dezembro deste ano.
Corredores garantem pontualidade e mais velocidade ao transporte coletivo
Os ônibus transportam a grande maioria das pessoas que precisam se deslocar nos municípios da Grande Vitória. No entanto, são alvos de uma disputa desigual por espaço nas ruas com os automóveis. Nos horários de pico, as viagens estão sujeitas a atrasos provocados por congestionamentos.
A faixa exclusiva retira os ônibus dos congestionamentos e oferece melhores condições de circulação, aumentando a velocidade comercial e garantindo cumprimento dos horários previstos.
Com a implantação de corredores exclusivos para transporte coletivo, a velocidade média dos ônibus pode subir de 14km/h para 25km/h e, em alguns casos, até para 30km/h.
Para possibilitar a implantação de faixas para coletivos, que separam os ônibus dos demais meios de transporte motorizados nas vias, é fundamental ter informações sobre a ocupação viária, ou seja, saber, com maior precisão possível, quais são os espaços utilizados por cada tipo de veículo.
35 pesquisadores estão diariamente nas ruas efetuando contagem de veículos (ônibus, automóveis, motocicletas e caminhões) que circulam pelas principais vias nos horários de pico. Os levantamentos são feitos entre as 6h e 9h e das 16h30 às 19h30, nos dias úteis.
Os estudos foram iniciados nas ruas do Centro de Vitória. Após a conclusão na região central, os pesquisadores realizarão as contagens nas avenidas Vitória, Nossa Senhora da Penha, Beira-Mar e Fernando Ferrari, nas rodovias BR101 e BR262 e depois seguirão para o município de Vila Velha.
O estudo para avaliação da viabilidade técnica para os corredores exclusivos está sendo realizado por empresa contratada pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop), por meio de licitação pública, e a previsão é que essa fase das pesquisas siga até o início de dezembro deste ano.
Corredores garantem pontualidade e mais velocidade ao transporte coletivo
Os ônibus transportam a grande maioria das pessoas que precisam se deslocar nos municípios da Grande Vitória. No entanto, são alvos de uma disputa desigual por espaço nas ruas com os automóveis. Nos horários de pico, as viagens estão sujeitas a atrasos provocados por congestionamentos.
A faixa exclusiva retira os ônibus dos congestionamentos e oferece melhores condições de circulação, aumentando a velocidade comercial e garantindo cumprimento dos horários previstos.
Com a implantação de corredores exclusivos para transporte coletivo, a velocidade média dos ônibus pode subir de 14km/h para 25km/h e, em alguns casos, até para 30km/h.