22/07/2009 21h00 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Grande Vitória terá novo Serviço Seletivo

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), anunciou, nesta quinta-feira (23), a operação do novo Serviço Seletivo da Grande Vitória. As mudanças, que serão implantadas em etapas, incluem novas linhas e itinerários, mais rigor na fiscalização, novo layout da frota, que será renovada e composta por ônibus maiores e acessíveis, equipados com elevadores para cadeirantes.

A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, apresentou as mudanças que o serviço terá a partir de 31 deste mês, quando os Consórcios Centro Sul e Serra, vencedores da licitação realizada pela Companhia, em razão do fim dos contratos das empresas operadoras atuais, passarão a prestar o serviço. Os novos contratos terão 15 anos de duração e incluem avaliação de desempenho dos operadores, garantindo mais pontualidade das viagens e confiabilidade do serviço.

“Os Consórcios iniciarão a operação com os 49 ônibus da frota atual, para não haver descontinuidade na prestação do serviço, e com três ônibus novos. Outros dez novos veículos serão adquiridos até setembro deste ano e, até o final de 2010, toda a frota estará renovada”, informou Denise Cadete.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, empresários do setor, o secretário de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Vitória, Fábio Damasceno, dentre outros.

O secretário Neivaldo Bragato falou sobre a importância dos ônibus seletivos na mobilidade urbana da Grande Vitória. “O serviço público mais usado pela população é o transporte. Os ônibus seletivos são importantes, pois, como são modernos e confortáveis, fazem com que os motoristas deixem seus automóveis em casa e usem o transporte coletivo, que deve ser priorizado para que haja melhoria na mobilidade urbana. E os empresários do setor têm contribuído muito, investindo no que há de melhor em tecnologias de transporte”, disse Bragato.

Novos acessos

No dia 31 de julho, começam a circular duas novas linhas e serão implementadas alterações de itinerários em outras, ampliando o atendimento do Serviço Seletivo para Viana Sede, bairro Eurico Salles, em Serra, e Aeroporto de Vitória. Além disso, o bairro Marcílio de Noronha, em Viana, terá linha com destino à Praia da Costa, em Vila Velha, passando pelo Centro de Vitória.

Acessibilidade para pessoas com deficiência

A partir do início da operação, a Ceturb-GV autorizará os Consórcios a adquirirem somente ônibus com elevadores hidráulicos e espaço para afixação de cadeira de rodas. Todos os novos veículos serão adquiridos de acordo com a Norma 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece distâncias mínimas entre as poltronas, largura mínima de corredor e outros requisitos para garantir a segurança e o conforto dos usuários.

Os microônibus utilizados atualmente, com capacidade para transportar 22 passageiros sentados, serão gradativamente substituídos por veículos que transportam de 28 a 40 passageiros sentados. Outra novidade é que o transporte de passageiros em pé será permitido, desde que o número não exceda 20% da quantidade de assentos do veículo.

Essa medida atende a uma reivindicação dos próprios usuários do serviço, que mesmo com todos os assentos ocupados, preferem utilizar as linhas do Seletivo.

Nova Pintura

O novo layout da frota foi elaborado pela Villela Design, empresa responsável pela nova identificação visual dos ônibus do Sistema Transcol, premiada em 2008 no 40º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pela OTM Editora, na categoria “Transporte Metropolitano de Passageiros”. Todos os ônibus da frota do Seletivo estamparão o novo design até o final de 2010.

Mais rigor na fiscalização

Com a implantação do novo serviço Seletivo, os consórcios operadores passarão por avaliação de desempenho, de acordo com os seguintes critérios: pontualidade de partida; pontualidade de percurso; cumprimento de viagens; confiabilidade de manutenção; confiabilidade de condução; opinião dos usuários.

Novas linhas:

1902 - Marcílio de Noronha / Praia da Costa via Expedito Garcia - Centro de Vitória – 3ª Ponte)

1903 – Viana Sede / Jardim Camburi via Expedito Garcia

Linhas ampliadas:

1609 – Araçás / Aeroporto via Shopping Vitória – passa a circular nos dias úteis e será estendida da Praça dos Namorados até o Aeroporto

1610 – Araçás / Eurico Salles via Jardim Camburi – itinerário estendido de Jardim Camburi a Eurico Salles

Linhas sem alteração de itinerário:

1603 – Itaparica / Rodoviária via Itapoã / Beira Mar

1608 – Araçás / Rodoviária via Coqueiral de Itaparica – 3ª Ponte