04/12/2012 15h32 - Atualizado em 21/12/2016 10h57

Grafite colore terminais e conscientiza contra a violência contra a mulher

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) em parceria com a Subsecretaria de Movimentos Sociais, promoveu ações de Combate à Violência contra a Mulher. Nos dois últimos finais de semana, entre os dias 23 de novembro e 01 de dezembro, os muros de seis Terminais de Integração do Sistema Transcol ganharam novas cores.

Os Terminais São Torquato, Itaparica, Jacaraípe, Itacibá, Campo Grande e Carapina tiveram seus muros grafitados por diversos artistas, com o intuito de conscientizar a população da importância da denúncia e incentivar a valorização da mulher.

Além dos Terminais, foi grafitado também o muro da Alça da Terceira Ponte.

Ana Lucia Rezende, assessora técnica da Subsecretaria de Movimentos Sociais, participou das ações e conta que “O impacto das ações foi muito grande. Primeiramente dentro dos terminais. Recebemos muitas críticas positivas, principalmente pela ideia de usar os terminais, já que são lugares com grande fluxo de circulação de pessoas”.

A ação foi desenvolvida juntamente com o Coletivo das Mina e a adesão dos grafiteiros foi considerável, ao todo vinte e um participaram das ações, sendo eles: Ana Lucia Rezende, Aleks Tofakie, Anderson Moska, Edson Sagaz, Eduardo Jardim, Fredone Fone, Giselle Góes, Giu Dias, Hebert Marchesi, Heloiza Alves Reis (Hero), Jéssika dos Santos (Keka), Julian Moreno, Karen Valentim, Karlin Muniz, Kika Carvalho, Marcelo Voodoo, Naiara Carvalho, Paulis Rosário, Raisa Dantas, Rod Ronan Rodrigues, Smokeice e Viviane Gave.

Ainda segundo Ana Lucia, “a adesão dos homens à campanha foi muito boa. Vários deles pediam para participar. Além disso, houve a valorização das meninas que participaram do projeto, já que este ainda é um meio muito masculino”.

Por fim ela ressalta um ponto importante: “Esperamos que essa ação, além de ajudar às mulheres e de conscientizar a população, ajude a abrir portas para a utilização do espaço público como uma galeria a céu aberto. Temos muitos espaços mal utilizados que poderiam ser cedidos para a arte. O custo de um grafite é bem menor do que o de outras formas de divulgação e a sua permanência do espaço é muito maior. Além do colorido embelezar a cidade”.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard