17/09/2009 13h46 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Governo lança cartão eletrônico de passe livre do Transcol

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), lançou, no dia 17 de setembro, o cartão eletrônico de passe livre do Sistema Transcol, durante evento que reuniu o vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e de entidades de assistência às pessoas com deficiência.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o papel ético do Governo do Estado ao adotar o passe livre para os deficientes. “Estamos numa busca permanente pela igualdade de oportunidades e ficamos animados com as conquistas que já alcançamos até agora. O Governo tem mantido um diálogo constante com os movimentos de direitos humanos, construindo políticas que assegurem atenção especial a quem necessita”, lembrou.

Na oportunidade, Ricardo Ferraço anunciou mudanças no Programa “Mão na Roda”, que foi remodelado e deverá ser apresentado no próximo mês. As novidades do novo programa incluem aumento da frota e novo sistema de gestão.

Para o secretário de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, a adoção do passe livre para os deficientes vai além da garantia dos direitos humanos. “A palavra chave desta solenidade é cidadania. Permitir que as pessoas com deficiência tenham tratamento igual aos demais e garantindo atendimento para o maior número de pessoas que necessitam do transporte público”, disse.

A diretora-presidente Denise Cadete enfatizou que o principal benefício dos usuários será a passagem pela roleta e ocupação dos assentos traseiros dos ônibus. “Os que tiverem condições, viajarão na área após a roleta e aqueles que preferirem, ou que não tiverem condições para atravessar a catraca, também receberão o novo cartão, mas continuarão utilizando os assentos localizados na parte dianteira dos veículos”, explicou.

Os novos cartões substituirão as atuais carteirinhas de passe livre em papel e serão personalizados, com nome completo e foto, para facilitar a identificação dos usuários durante o embarque e evitar fraudes.

A diretora-presidente anunciou ainda o início de uma campanha para o recadastramento das pessoas com deficiência que possuem direito ao benefício. “Todos terão que se recadastrar. Haverá banners nos terminais de integração, distribuição de folderes e cartilhas e cartazes no interior dos ônibus para orientar o usuário quanto à data e aos procedimentos necessários para o recadastramento”.

Para Diego Canente da Silva, 18 anos, que estuda na Apae de Vila Velha, utiliza o Sistema Transcol para ir e voltar da instituição e recebeu seu novo cartão durante o evento, ele terá mais liberdade. “Minha aparência não demonstra nenhum tipo de deficiência. Então, quando me vêem sentado nos bancos preferenciais, não me respeitam. Agora estou tranqüilo porque com o cartão, vou poder atravessar a roleta” comemora.